Pabllo Vittar foi eleita a melhor artista brasileira pelo European Music Awards (EMA), prêmio da MTV que consagra os melhores nomes da música mundial. O anúncio foi feito nas redes da emissora na tarde deste domingo, 3, horas antes da premiação realizada em Sevilha, na Espanha.
Pabllo desbancou Anitta, vencedora nos últimos cinco anos consecutivos, e também Emicida, Ludmilla e Kevin O Chris. Além de ter sido premiada, a artista ainda se tornou a primeira brasileira e drag queen a se apresentar no evento – ela fez uma performance no tapete vermelho da cerimônia.
“Quero agradecer a todos que viciaram a bateria do celular votando, que acreditaram na gente e que dedicaram um minuto do seu tempo para poder votar em mim!”, escreveu Pabllo em sua conta do Twitter.
No início do mês, a cantora, que acaba de completar 25 anos, foi eleita uma das 10 personalidades ‘líderes da próxima geração’ pela revista Time com a justificativa de que ela “tem usado seu megafone global para celebrar tanto sua identidade – se apresentando na World Pride Parade (em Nova York), na sede da ONU ou no carnaval do Rio – quanto para denunciar seus terríveis perigos”.
Em recente entrevista, quando lançou 111, seu terceiro álbum, Pabllo, que já ganhou o título de drag queen mais escutada no Spotify e YouTube, disse mesmo que queria “disseminar” sua mensagem ao mundo. Seu novo disco mescla ritmos que vão do indie mais underground (ela cita influências de Kim Petras, Grimes e Charli XCX) a ritmos brasileiros, como o axé e o arrocha.