‘Conar homofóbico’ chega nos trending topics após ‘censura seletiva’ em clipe de Pabllo Vittar

Conselho de Autorregulamentação Publicitária diz que Pabllo Vittar 'optou por não se defender' em caso sobre clipe de 'Parabéns'.

Pabllo Vittar em cena de clipe "Parabéns". (Foto: Reprodução/Youtube)
Pabllo Vittar em cena de clipe “Parabéns”. (Foto: Reprodução/Youtube)

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) parou nos assuntos mais comentados do Twitter nesta quinta-feira, 23, por classificar o clipe Parabéns de Pabllo Vittar para maiores de 18 anos por cena com bebida alcoólica.

Na terça-feira (21), a cantora fez uma série de vídeos no Instagram reclamando de “censura seletiva” após clipe apresentar um bloqueio de restrição de idade no Youtube.

Ainda segundo o Conar, em nota oficial, a cantora “Pabllo Vittar optou por não se defender” em caso envolvendo o clipe.

O vídeo traz uma cena de três segundos que mostra Pabllo segurando uma garrafa de vodca e colocando o conteúdo em um copo. O processo ético do Conar foi aberto por apresentar a marca da bebida de teor alcoólico em um videoclipe acessível para menores de idade. Até a manhã desta quinta-feira (23), o clipe seguia com restrição de idade.

“Recebemos uma restrição de idade no clipe de ‘Parabéns’, porque estou lá segurando um copo de vodca. Sendo que já havia uma mensagem lá dizendo ‘Beba com moderação’. E mesmo assim, eles quiserem restringir para maior de idade meu clipe”.

“A gente sabe também que têm vários outros videoclipes com conteúdo muito mais explícito, que não são restritos, não são banidos, nem sequer são lembrados. Mas atacam a drag queen a torto e a direito. (…) Diga não à censura seletiva”, reclamou Pabllo.

Segundo o órgão, o caso “foi julgado em 5 de dezembro pelo Conselho de Ética. Por unanimidade, deliberou-se pela alteração, para que o videoclipe, por conta da publicidade de bebida alcoólica de alto teor, seja acessível apenas a maiores de idade e que a frase de advertência se torne legível.”

A direção do Conar disse que o órgão “não tem alcance sobre conteúdo editorial ou artístico de qualquer manifestação, seja um texto ou clipe. Só tem alcance sobre manifestação de natureza publicitária.”

“O alcance é específico sobre a ação publicitária, que por acaso, está dentro de uma manifestação artística. No caso do Pabllo, é sobre uma inserção de marca visível”.

Questionado sobre outros clipes que trazem bebida alcoólica, a instituição cita que “talvez não tenha conhecimento de outros clipes” e afirmou que esse tipo de denúncia “não é comum, não é frequente. Mas tende a se tornar, pois a prática comercial está se alargando.”

Outro caso com Pabllo

Esta não é a primeira vez que o Conar abre uma representação ética contra um videoclipe de Pabllo.

Em janeiro de 2019, o órgão abriu uma ação contra uma propaganda de uma cervejaria em um clipe da cantora por “desatender a recomendação do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária”.

Na ação, o Conar não cita qual é o vídeo, mas alega que “qualquer pessoa que apareça e, peças publicitárias divulgando cervejas e outras bebidas alcoólicas de baixos teores deve ter e aparentar 25 ou mais anos de idade. A artista tem 24 anos, segundo informação disponível na Wikipedia”.

Em maio, a representação foi arquivada, após “a Ambev informar estarem erradas as informações disponíveis na internet, juntando documento de Pabllo, no qual sua data de nascimento remonta a 1993.”

O nome da cantora Anitta também aparece diversas vezes em representações referentes à postagens em redes sociais e peças publicitárias.

Veja a nota do Conar sobre o clipe ‘Parabéns’ de Pabllo Vittar:

“Campari do Brasil – Pabllo Vittar feat. Psirico – Parabéns”

O Conar abriu em 31 de outubro de 2019 processo ético contra anúncio da Skyy Vodka, inserido em videoclipe de Pabllo Vittar e veiculado em canal do YouTube.

O caso foi julgado em 5 de dezembro pelo Conselho de Ética. Por unanimidade, deliberou-se pela alteração, para que o videoclipe, por conta da publicidade de bebida alcoólica de alto teor, seja acessível apenas a maiores de idade e que a frase de advertência se torne legível.

Vinte e dois conselheiros participaram da reunião, na qual a Campari do Brasil apresentou defesa. Pabllo Vittar optou por não se defender, ainda que regularmente comunicado pelo Conar.

A Campari ingressou com recurso contra a decisão. No Conar, cabe recurso a toda decisão de primeira instância, mas ela deve ser implementada no menor prazo possível.

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