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Conar pede suspensão de anúncio homofóbico de ‘cerveja católica’

Saint Arnulf usou as redes sociais para atacar militância LGBT.

Post da cervejaria Saint Arnulf. (Foto: Reprodução / Facebook)
Post da cervejaria Saint Arnulf. (Foto: Reprodução / Facebook)

O Conar determinou a retirada de um post da página Cerveja Saint Arnulf no Facebook contra a militância LGBT. A foto da postagem diz que “a cervejaria é contra a militância LGBT e não teme perder clientes por isso”. O post diz ainda que a página é de uma “cervejaria católica”, que “ama o que ama a Igreja” e “combate tudo o que se opõe ao reinado social e político de Cristo”.

Segundo a relatora do caso, a postagem fere de maneira ostensiva o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária de forma legal, uma vez que a militância LGBT é legalizada. Ela também citou a decisão do STF que reconheceu a união entre pessoas do mesmo sexo e a equiparação da LGBTfobia ao crime de racismo.

A decisão do conselho do Conar foi unânime e partiu da denúncia de uma consumidora de Ribeirão Preto. Depois que o processo foi aberto, o órgão recebeu ao menos outras dez reclamações sobre a postagem, mas nenhuma manifestação a favor. A decisão ainda cabe recurso.

O perfil da página no Facebook diz que a Saint Arnulf é uma cerveja artesanal católica produzida pela Sociedade da Santíssima Virgem Maria.

Tentamos contato pelo telefone registrado na rede social, mas o número não completou a ligação e nem possui conta de WhatsApp. No Instagram, a última publicação é o post homofóbico. A postagem mais recente da cerveja em si é de setembro de 2019.

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