Gay1Tec

Instagram vai bloquear postagens homofóbicas sobre “cura gay”

No Brasil, a “terapia de conversão” é proibida desde 1999.

Instagram vai bloquear postagens que envolvam "cura gay". (Foto: Reprodução)
Instagram vai bloquear postagens que envolvam “cura gay”. (Foto: Reprodução)

Em entrevista à BBC, o Instagram prometeu banir qualquer conteúdo que contenha algum tipo de “terapia de conversão” para pessoas LGBT.

A “cura gay” e “cura trans” referem-se a formas de tratamento ou psicoterapia que pretendem alterar a orientação sexual de uma pessoa ou suprimir a sua identidade de gênero. No Brasil, esse tipo de atividade é proibida desde 1999.

Os “métodos” para isso incluem técnicas comportamentais, psicanalíticas, abordagens médicas, religiosas e até mesmo com violência.

De acordo com a diretora de políticas públicas do Instagram Europa, Oriente Médio e África, a empresa está mudando a forma com que lida com esse tipo de conteúdo. “Estamos atualizando nossas políticas para proibir a promoção de serviços de terapia de conversão”, afirmou Tara Hopkins à BBC.

No início do ano, o Instagram já havia proibido esse tipo de conteúdo em anúncios – quando a pessoa não escolhe o que quer ver. A partir de hoje, sexta-feira (10), a rede social prometeu banir a “cura gay” em qualquer formato dentro da plataforma. Eles também afirmaram que esse tipo de atualização pode levar um tempo para entrar em vigor, mas que medidas já foram tomadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo