O democrata Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, nomeou a comandante transexual Shawn Skelly para participar de sua equipe de transição.
A comandante atuou na Marinha americana entre 1991 e 2008 e fará parte do grupo de transição que avaliará o Departamento de Defesa.
Skelly é vice-presidente da ONS (Out in National Security), entidade americana que defende o direito da população LGBTQIA+ nos órgãos de segurança nacional dos EUA.
Indicada por Barack Obama, Skelly também é comissária da Comissão Nacional de Serviço Militar, Nacional e Público, uma comissão consultiva que trabalha revisando o processo de recrutamento do serviço militar americano, desde 2017.
Entre 2013 e 2016, durante o segundo mandato de Obama, Skelly também ocupou cargos de secretária executiva e de assistente especial dentro do Departamento de Defesa.
A decisão de Biden se contrapõe ao atual presidente Donald Trump, que promoveu esforços para banir pessoas trans nas Forças Armadas. O democrata foi o primeiro presidente eleito da história dos Estados Unidos a agradecer a comunidade LGBTQIA+ no discurso de vitória.
Na última terça-feira, Biden disse que iniciaria a transição de poder mesmo com a recusa de Trump para colaborar. “Nada pode nos deter”, disse o democrata.