Mundo

Nova York elege os primeiros negros declarados gays para o Congresso dos EUA

Ritchie Torres e Mondaire Jones , ambos do Partido Democrata, fizeram história a se elegerem pelo estado de Nova York.

Ritchie Torres e Mondaire Jones: os dois primeiros gays negros a se elegerem para o Congresso na história dos EUA.  (Foto: Noam Galai/Getty Images)
Ritchie Torres e Mondaire Jones: os dois primeiros gays negros a se elegerem para o Congresso na história dos EUA. (Foto: Noam Galai/Getty Images)

Ritchie Torres e Mondaire Jones, ambos do Partido Democrata, fizeram história ao se tornarem os dois primeiros negros declarados gays a se elegerem para o Congresso dos EUA pelo estado de Nova York.

De acordo com apuração da CNN americana e do Daily Mail, a vitória de Torres foi “esmagadora”. O candidato foi eleito para representar o 15º distrito de Nova York. Mondaire Jones foi eleito para representar o 17º distrito que abrange Westchester e Rockland.

Torres, que vai representar o distrito eleitoral do Bronx, declarou em suas redes sociais que “uma nova era começa para o South Bronx. É maior honra de uma vida representar um bairro repleto de trabalhadores essenciais que arriscaram suas vidas para que a cidade de Nova York pudesse viver”.

Ainda sobre a sua vitória, Torres afirmou que o “Bronx é o coração da cidade de Nova York”. Por sua vez, Jones declarou que há uma encruzilhada no Bronx e nos EUA.

“O flagelo da Covid-19 revelou as desigualdades que por muito tempo foram permitidas se agravar em nossas comunidades. A destruição que nossos bairros sofreram é severa, com uma pandemia causada por um desastre econômico e com uma recuperação que ajuda apenas aqueles que estão no topo, não base”, disse Torres.

Os ganharam as primárias democratas na primavera para substituir membros veteranos do Congresso que estão se aposentando.

EUA elege a primeira senadora transexual

Sarah McBride, do Partido Democrata, ganhou uma cadeira no Senado pelo estado de Delaware com 86% dos votos, derrotando o republicano Steven Washington, que teve 14%

“Conseguimos. Vencemos a eleição geral. Obrigada, obrigada, obrigada”, comemorou Sarah pelas redes sociais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo