Ceará

Ruas de Sobral, no CE, ganham faixas de pedestre nas cores do arco-íris

Na luta contra à LGBTfobia, faixas temáticas estão localizadas no cruzamento da Avenida Dom José com a Rua Deolindo Barreto, no Centro do município.

Faixas de pedestre no cruzamento da Avenida Dom José com Rua Deolindo Barreto, no Centro de Sobral, foram pintadas com as cores do arco-íris, símbolo da causa LGBTQIA+. (Foto: Prefeitura de Sobral/ Divulgação)
Faixas de pedestre no cruzamento da Avenida Dom José com Rua Deolindo Barreto, no Centro de Sobral, foram pintadas com as cores do arco-íris, símbolo da causa LGBTQIA+. (Foto: Prefeitura de Sobral/ Divulgação)

Duas ruas da cidade de Sobral, no interior do Ceará, ganharam nesta quarta-feira (21) faixas de pedestre nas cores do arco-íris, símbolo da causa LGBTQIA+. Localizadas no cruzamento da Avenida Dom José e a Rua Deolindo Barreto, no Centro, as faixas foram confeccionadas em parceria com o projeto “Pare, pense e passe com amor” e tem o objetivo de apoiar a luta contra a discriminação de sexual e de gênero.

A pintura das faixas temáticas foi realizada por meio das secretarias da Infraestrutura e do Trânsito e Transporte (Setran) e o projeto foi elaborado pela direção criativa de uma marca de roupas, em parceria com o grupo Mães pela Diversidade.

O titular da Setran, Kaio Dutra, explica que a prefeitura tem autonomia para fazer intervenções nas ruas, desde que não atrapalhe o trânsito. “No caso das duas faixas temáticas elas estão em ruas que possuem sinalização vertical e foi pintada uma faixa branca, a faixa de retenção, que indica a parada do condutor”, disse.

Ainda conforme Kaio, as faixas temáticas não podem ser enquadradas como faixas de pedestre. “Se o condutor parar em cima dela não pode ser multado, segundo as leis de trânsito. Porém, para que ela seja respeitada, a gente conta com a premissa de que o pedestre tem a prioridade no trânsito”, destaca.

O prefeito da cidade, Ivo Gomes, se manifestou no Twitter sobre as faixas temáticas. “Sobral de todas as cores. Os bolsominions piram”, escreveu o gestor municipal, acompanhado de emojis de corações coloridos.

Conforme a proprietária da marca, Rhasny Roque, a ação busca trazer uma reflexão sobre o papel dos LGBTQIA+ perante a sociedade. “A ação não muda a realidade dos LGBTQIA+, mas busca trazer uma reflexão sobre o nosso papel perante a sociedade. Nosso desejo é viver em uma sociedade mais justa, igualitária e sem nenhuma forma de violência e preconceito. Estamos muito orgulhosos e felizes em ver esse projeto ganhar forma”, disse.

Para o secretário do Trânsito e Transporte, Kaio Dutra, o projeto além de tornar a cidade mais bonita, também reforça que políticas públicas dessa natureza são necessárias para dar visibilidade à luta contra todo tipo de preconceito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo