Billy Porter, astro da série Pose, de 51 anos de idade, contou que é HIV positivo. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o ator afirmou que descobriu o diagnóstico há mais de 10 anos, mas sentia vergonha de falar sobre a comorbidade.
“Eu era a geração que deveria se cuidar melhor, mas isso aconteceu de qualquer maneira. Era 2007, o pior ano da minha vida. Estava no precipício da obscuridade por cerca de uma década ou mais, mas 2007 foi o pior de tudo. Em fevereiro, fui diagnosticado com diabetes tipo 2. Em março, assinei os papéis da falência. E, em junho, fui diagnosticado com HIV”, afirmou Porter.
“A vergonha daquela época combinada com a vergonha que já havia [se acumulado] em minha vida me silenciava, e há 14 anos convivo com essa vergonha em silêncio. Ser soropositivo, no lugar de onde vim, crescendo na igreja pentecostal com uma família muito religiosa, era um castigo de Deus”, continuou. “Eu estava tentando ter uma vida e uma carreira, e não tinha certeza se conseguiria se as pessoas erradas soubessem disso.”
O ator falou sobre ser soropositivo para o elenco de Pose. Na série, ele interpreta Pray Tell, personagem que também é portador do HIV. “Eu me levantei na frente do elenco e da equipe técnica e de todas as pessoas que ajudaram a criar esse espaço, e falei a verdade porque, a certa altura, a verdade é o caminho responsável. A verdade é a cura. E espero que isso me liberte. Espero que isso me liberte para que eu possa experimentar uma alegria real e pura, para que eu possa experimentar a paz, para que eu possa experimentar a intimidade, para que eu possa fazer sexo sem ter vergonha”.