No último dia 10, o deputado federal Israel Batista, do Partido Verde, do Distrito Federal, falou pela primeira vez sobre sua sexualidade numa entrevista ao “Correio Braziliense”. O político disse, na ocasião, que não bastava vivenciar sua sexualidade de maneira livre, mas que era preciso se posicionar. Depois da declaração, o deputado, também conhecido como Professor Israel, decidiu apresentar seu namorado pelo Instagram. Ele postou uma foto (a primeira) ao lado de Geovane Resende, com direito a declaração. “Você me inspira a ser sempre melhor! Obrigado por estar ao meu lado neste momento importante da minha vida”, escreveu Israel.
Geovane Resende é enfermeiro, professor e também funcionário do Senado Federal, em Brasília. Depois da postagem do deputado federal, ele também publicou na rede social uma foto ao lado do namorado: “Que bom estar ao seu lado! E como aprendo com você!”.
Na entrevista, Israel Batista falou ainda sobre a triste estatística que envolve a população LGBTQIA+ no país: “Não preciso ser mulher para defender os direitos das mulheres. Não preciso ser preto para defender uma pauta antirracista. Não preciso sofrer perseguição para exigir tolerância, respeito. E não precisaria nem ser gay para defender os direitos humanos, a comunidade LGBTQIA+, no país que mais mata gays na América”.