Rio de Janeiro

Em parceria com o SENAC, prefeitura do Rio assina convênio para lançamento do programa Diversidade Qualificada

Programa vai oferecer capacitação profissional gratuita para pessoas LGBTQIA+.

Sergio Ribeiro, Diretor Regional do Senac RJ, Carlos Tuffveson, coordenador executivo de Diversidade Sexual do Rio e Tony Chalita, Secretário de Governo e Integridade Pública. (Foto: Divulgação/Helio Melo)
Sergio Ribeiro, Diretor Regional do Senac RJ, Carlos Tuffveson, coordenador executivo de Diversidade Sexual do Rio e Tony Chalita, Secretário de Governo e Integridade Pública. (Foto: Divulgação/Helio Melo)

Foi assinado ontem, 07/06, em evento no auditório do SENAC, o convênio entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e o SENAC RJ para lançamento do programa Diversidade Qualificada. A iniciativa visa contribuir para a formação profissional e inclusão produtiva do público LGBTQIA+, minimizando vulnerabilidades sociais. O convênio foi assinado por Sergio Ribeiro, Diretor Regional do Senac RJ e pelo Secretário de Governo e Integridade Pública, Tony Chalita.

Para o Secretário, “o objetivo do convênio é contribuir para a formação profissional e para a inclusão produtiva desse público, fortalecendo a cultura do respeito e minimizando as vulnerabilidades sociais”.

Ao longo deste ano, o programa Diversidade Qualificada irá oferecer 150 vagas de cursos de formação profissional a pessoas LGBTQIA+ de baixa renda, em especial pessoas trans e travestis que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A seleção dos participantes será realizada pela Coordenação Executiva de Diversidade Sexual (CEDS) da Prefeitura. As primeiras turmas, com início previsto ainda no mês de junho, no Centro Politécnico do Senac RJ (Riachuelo) serão nos cursos de Marketing Digital e Serviços de Garçom. Além da capacitação profissional, com certificado ao fim do curso, os alunos receberão 100h de Formação Cidadã. As inscrições poderão ser feitas pelas redes sociais da CEDS.

Para Carlos Tuffveson, coordenador executivo de Diversidade Sexual do Rio, “o evento abre as ações de junho, mês que celebra o orgulho LGBTQIA+ e em que concentramos esforços no combate à discriminação. A comunidade LGTBQIA+ foi das mais afetadas durante a pandemia, com o desemprego, por isso buscamos formas de inserção no mercado de trabalho. Fizemos uma pesquisa e identificamos que treinamento para marketing digital e restaurantes são uma demanda do mercado. É o início de uma parceria que espero que seja longa. A qualificação profissional é fundamental para que esta população seja aceita. São pessoas que são “evadidas” do sistema escolar por bullying e outras formas de preconceito e não conseguem depois entrar no mercado por falta de qualidficação. Tenho certeza que esta parceria irá ajudar a estas pessoas. Estou bastante orgulhoso e feliz pela assinatura deste convênio”.

Tuffveson fez uma apresentação sobre o tema LGBTQIA+, esclarecendo nomenclaturas, e respondeu a perguntas da plateia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo