Mundo

‘Lightyear’, da Disney/Pixar, com cena de casal lésbico, é vetado em 14 países

Entre os países que vetaram a estreia da animação está a China, maior mercado de cinema do mundo.

Assista ao trailer dublado. (vídeo: YouTube)

A Walt Disney não conseguiu permissão para exibir o seu novo filme da Pixar, “Lightyear”, em 14 países do Oriente Médio e da Ásia, afirmou uma fonte nesta segunda-feira (13), e a animação não deve estrear na China, maior mercado de cinema do mundo.

Uma produtora de “Lightyear” disse à Reuters que autoridades na China pediram cortes ao filme. A Disney se recusou a fazê-los e ela presume que o filme não estreará naquele país também. A animação mostra um casal do mesmo sexo que troca um breve beijo, o que levou os Emirados Árabes Unidos a proibirem o filme.

Os Emirados Árabes Unidos disseram que a relação viola os padrões de conteúdo de mídia do país. Ser uma pessoa LGBTQIA+ é considerada um crime em muitos países do Oriente Médio.

Representantes de outros países, como Arábia Saudita, Egito, Indonésia, Malásia e Líbano, não responderam de imediato aos pedidos de comentário sobre os motivos que os levaram a não permitir que o filme fosse exibido.

Chris Evans faz a voz do personagem principal, Buzz Lightyear, um lendário patrulheiro espacial. No Brasil, o personagem é dublado pelo apresentador Marcos Mion.

No filme, uma amiga próxima de Buzz é uma patrulheira espacial que se casa com outra mulher. Uma cena que mostra marcos na relação do casal inclui um breve beijo.

Relação entre duas personagens do mesmo sexo em "Lightyear" bane filme do Oriente Médio. (Foto: Reprodução)
Relação entre duas personagens do mesmo sexo em “Lightyear” bane filme do Oriente Médio. (Foto: Reprodução)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo