Pernambuco

Vigilante que mandou casal gay parar de se beijar em Recife é afastado pela prefeitura

Estudantes prestaram queixa na delegacia por causa de crime de homofobia praticado no Parque Treze de Maio, no Centro da cidade.

Casal acusa vigilante do Parque 13 de Maio, no Recife, de homofobia.

O vigilante filmado praticando um ato de homofobia no Parque Treze de Maio, no Centro do Recife, foi afastado, na noite desta quarta (4), pela prefeitura. O servidor público mandou um casal parar de se beijar e disse, no vídeo, que os dois jovens poderiam ficar “em uma sala presos” até “a polícia chegar” (veja vídeo acima).

A informação sobre o afastamento do vigilante foi publicada nas redes sociais, por volta das 20h30, pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Segundo ele, o funcionário ficará fora dos trabalhos “até que seja concluído o processo administrativo para apurar o caso e tomar as medidas legais”.

O trabalhador, segundo a administração municipal, é lotado na Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

“Homofobia é crime e não cabe no nosso Recife. Hoje, afastamos o servidor da Emlurb envolvido na denúncia ocorrida no Parque 13 de Maio”, escreveu o prefeito, no Twitter.

O flagrante foi registrado na terça (3) e postado nas redes sociais nesta quarta (4). As vítimas são o estudante da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Caio Gomes, de 25 anos, e o namorado dele, que pediu para não ter o nome divulgado.

Vigilante de parque praticou crime de homofobia contra casal no Recife. (Foto: Reprodução)
Vigilante de parque praticou crime de homofobia contra casal no Recife. (Foto: Reprodução)

Após a filmagem, Caio contou que os dois deixaram o parque, com medo. Segundo o estudante, o local não é muito frequentado pelo casal. Eles resolveram ficar lá por causa da facilidade de acesso, de acordo com as tarefas do dia.

Caio e o namorado fizeram um boletim de ocorrência pela internet, denunciando o servidor pelo crime de homofobia. Segundo o registro policial, o fato foi notificado como “constrangimento ilegal doloso consumado”.

“Ele disse que as regras do parque proibiam beijos entre dois homens. Ficamos revoltados e questionamos se a atitude seria igual em caso de casal heterossexual. Ele disse que chamaria mais guardas e a gente iria para a delegacia”, declarou Caio.

O estudante acrescentou que um suposto policial apareceu, em seguida, e disse que eles “estavam errados”.

“Fomos expulsos do parque. O mais revoltante e que tinha um casal heterossexual namorando, como a gente, e eles ficaram lá. Foi claro o crime de homofobia”, declarou o estudante.

Diante das agressões, o casal marcou a prefeitura nas redes sociais, para cobrar providências. Segundo caio, a administração municipal convidou o casal para um encontro com a secretária de Direitos Humanos do Recife, na quinta (5).

A criminalização da homofobia e da transfobia foi permitida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão de junho de 2019. Os ministros consideraram que atos preconceituosos contra LGBTQIA+ passariam a ser enquadrados no crime de racismo.

O vídeo mostra um diálogo entre um dos rapazes e o homem, que está com um uniforme azul com o símbolo da prefeitura do Recife. Apenas o rosto de servidor público aparece nas imagens. O nome do homem não foi divulgado.

No início, surge a voz de um dos rapazes. Ele afirma que “o problema não é meu nem dele, se o senhor tem preconceito incubado.”

Então, o guarda responde: “Não sou contra vocês nem contra sapatão. Recebi uma intimação”, declara.

Nesse momento, um dos rapazes questiona o guarda sobre qual seria a atitude em caso de beijos entre um casal heterossexual. E pergunta o que ele faria se houvesse um casal se beijando em praça pública.

O rapaz também pergunta sobre a suposta intimação recebida pelo guarda e pede para saber de onde partiu a queixa contra o casal.

O servidor público, então, afirma que se eles não forem embora do local “vão ficar presos e esperando o carro da polícia chegar”.

O rapaz volta a questionar o motivo de “ficar preso” e pergunta se seria por causa do beijo. O guarda declara que seria por causa do “descumprimento da ordem” dele para não se beijar.

No fim do vídeo, o guarda vai embora, sai do enquadramento da câmera, e faz uma ameaça: “Vou arrodear por aí. Quando voltar, não quero ver o dois se beijando”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo