Comportamento

O que é ser sáfica? Conheça termo usado cada vez mais nas redes sociais

O termo vem da mesma fonte que a palavra 'lésbica': ambos estão associados à ilustre poetisa Safo, uma figura enigmática que viveu na Ilha de Lesbos há mais de 2 mil anos.

Safo e Erinna em um jardim em Mytilene, 1864. (Foto: Galeria Tate Britain)
Safo e Erinna em um jardim em Mytilene, 1864. (Foto: Galeria Tate Britain)

O termo “sáfico” está cada vez mais presente no vocabulário das redes sociais, mas você sabe o que ele significa e de onde ele vem? Esse termo tem suas raízes na poesia e na cultura grega antiga e está associado à figura enigmática da poetisa Safo, que viveu na Ilha de Lesbos há mais de 2 mil anos.

Safo é conhecida por seus poemas que abordavam temas como o amor entre mulheres, sociedade e gênero. No entanto, a maior parte de seu trabalho não sobreviveu ao tempo, restando apenas trechos transcritos em antigos papiros. Essa escassez de material torna seus versos objeto de controvérsia e interpretação. A professora Margaret Reynolds, especialista no trabalho de Safo, destaca que seus poemas “desafiam nossas expectativas sobre gênero e levantam questões sobre sexualidade”.

A partir da influência de Safo, surgiu o adjetivo “sáfico”, que se difunde pelas redes sociais e é usado para descrever todas as mulheres que têm atração, seja exclusiva ou não, por outras mulheres. No TikTok, por exemplo, é possível encontrar discussões sobre livros com romances sáficos ou sobre casais sáficos em filmes e séries. A tiktoker norte-americana Emilee, em um vídeo com mais de 200 mil visualizações, explica que muitas lésbicas e mulheres bissexuais usam o termo sáfico para descrever sua atração por outras mulheres. Ela ressalta que isso não significa necessariamente que elas não se sintam atraídas por homens, no caso das bissexuais, mas sim que elas têm uma atração por mulheres.

A diferença entre “lésbica” e “sáfica” reside no fato de que o termo “lésbica” é geralmente entendido como uma mulher que sente atração exclusivamente por outras mulheres. Por outro lado, “sáfico” é um termo guarda-chuva que engloba não apenas as lésbicas, mas também bissexuais e outras orientações sexuais que sentem atração por mulheres, independentemente de ser exclusiva ou não.

É importante mencionar que o uso desses termos pode variar entre diferentes comunidades e indivíduos. Algumas pessoas podem preferir usar o termo “relacionamento sáfico” em vez de “relacionamento lésbico” justamente porque não é possível determinar se uma pessoa é bissexual ou não. A escolha da linguagem é pessoal e cada pessoa tem o direito de se expressar da maneira que considerar mais adequada.

Sáfico é um termo guarda-chuva que se refere à mulheres que gostam de mulheres. (Foto: Unsplash)
Sáfico é um termo guarda-chuva que se refere à mulheres que gostam de mulheres. (Foto: Unsplash)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo