Política

Ministério Público denuncia Jean Wyllys por homofobia contra Eduardo Leite

Promotora de Justiça entendeu que ex-deputado cometeu injúria contra governador do RS; em julho deste ano, ex-parlamentar chamou político gaúcho de gay com 'homofobia internalizada'.

O ex-deputado Jean Wyllys e o governador gaúcho, Eduardo Leite. (Foto: Reprodução/Instagram)
O ex-deputado Jean Wyllys e o governador gaúcho, Eduardo Leite. (Foto: Reprodução/Instagram)

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Porto Alegre, denunciou nesta quinta-feira o ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) pelo crime de injúria contra o governador Eduardo Leite (PSDB).

Em julho deste ano, o governador afirmou ter sofrido homofobia por parte de Wyllys após os dois terem discutido na rede social “X” (antigo Twitter), e acionou o Ministério Público. Na ocasião, após o gaúcho ter decidido manter as escolas cívico-militares, na contramão do governo federal, Wyllys disse que Leite sofria de “homofobia internalizada”, em referência a sua orientação sexual.

No documento assinado pela promotora de Justiça Claudia Lenz Rosa, o Ministério Público afirma que, com esta atitude, o petista injuriou o governador “ofendendo-lhe a dignidade e o decoro, em razão de sua orientação sexual”.

“Na ocasião, sob o pretexto de criticar um anúncio feito pela vítima, na condição de Governador do Estado do Rio Grande do Sul, de que iria manter o modelo estadual de escolas cívico-militares, o denunciado usou a mencionada rede social para fazer uma postagem ofensiva à orientação sexual da vítima (…) Ao dirigir sua crítica a atributos pessoais da vítima, relacionados à sua orientação sexual, quando poderia limitar-se a crítica do fato, objeto da inconformidade, o denunciado extrapolou a liberdade de expressão e atingiu deliberadamente e com animus injuriandi (intenção de injuriar), a honra subjetiva da vítima” , diz a promotora.

Neste contexto, o Ministério Público pede reparação dos danos causados a Leite e requer a fixação do valor mínimo. O montante a ser pago seria implementado durante o processo, caso a denúncia seja aceita pela Justiça.

O Gay1 tenta contato com Jean Wyllys, e a reportagem será atualizada em caso de retorno.

Por que Jean Wyllys e Eduardo Leite discutiram no Twitter?

Em julho deste ano, Wyllys escreveu nas redes sociais:

Que governadores héteros de direita e extrema direita fizessem isso já era esperado. Mas de um gay? Se bem que gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes; se for branco e rico então.

Na ocasião, Leite rebateu:

Manifestação deprimente e cheia de preconceitos em incontáveis direções… e que em nada contribui para construir uma sociedade com mais respeito e tolerância. @jeanwyllys_real, eu lamento a sua ignorância.

Ao acionar o MP, o governador afirmou que tomou a atitude de representar em outras ocasiões em que sofreu “ataques homofóbicos” e citou os casos que ocorreram com o ex-deputado Roberto Jefferson e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Jean Wyllys dispara também ataques a uma decisão que eu tomei como Governador. Ele pode não concordar, ter outra visão, mas tenta associar essa decisão a minha orientação sexual e até a preferências sexuais. Por isso, entrei com uma representação contra ele, por um ato de preconceito, de discriminação, de homofobia”, afirmou o governador.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo