Política

O melhor senador do Brasil é gay: Fabiano Contarato é o mais bem avaliado pelo público

Em discurso, parlamentar manifestou seu repúdio ao projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, que extingue o reconhecimento de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Fabiano Contarato foi o senador mais bem avaliado pelo público na votação da internet. (Foto: Reprodução/Instagram)
Fabiano Contarato foi o senador mais bem avaliado pelo público na votação da internet. (Foto: Reprodução/Instagram)

Depois de muita expectativa, foi anunciado nesta noite (21) o nome dos parlamentares mais bem avaliados pelo público no Prêmio Congresso em Foco 2023. No quinto ano de seu primeiro mandato, Fabiano Contarato (PT-ES) foi escolhido na votação da internet como o melhor integrante do Senado no ano. Ele recebeu 60.393 votos.

Na segunda colocação ficou Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), com 47.124 votos, e na terceira, Humberto Costa (PT-PE), com 46.125. A votação popular ocorreu entre 7 e 31 de agosto. Esta é a primeira vez que Contarato conquista essa categoria – ele havia sido o terceiro mais votado nos dois anos anteriores. Os três primeiros colocados subiram ao palco da cerimônia para receber troféus.

Contarato compareceu à festa de premiação logo após desembarcar em Brasília. O líder do PT no Senado estava nos Estados Unidos, onde acompanhou o presidente Lula em missão oficial. Em seu agradecimento, o senador agradeceu tanto a sua equipe quanto a seu marido Rodrigo, e seus filhos, Gabriel e Mariana. Ele manifestou também seu repúdio ao projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, que extingue o reconhecimento de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

“Um dos problemas mais graves e perigosos que podem acometer um país é quando nós permitimos que a religião contamine o Estado. (…) Não vai ser um projeto de lei, e nem mesmo uma PEC, que será possível para atacar as nossas famílias. As nossas famílias não são piores do que as de ninguém que está aqui. A mesma certidão de casamento que eu tenho, os meus colegas também têm. As mesmas certidões de nascimento que vocês têm, os meus filhos também têm”.

O sistema de votação foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APFC), que atestou em documento a lisura do sistema. Além do público, também definiram os melhores na Câmara e no Senado um júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso. O júri também indicou os melhores na Defesa da Educação, categoria especial promovida pelo Todos pela Educação, e no Clima e Sustentabilidade, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade.

Conforme o regulamento deste ano, puderam concorrer deputados e senadores com pelo menos 60 dias de mandato em 2023; não respondiam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e nem tivessem feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos. A relação dos aptos foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo