Notícias

É falso que Jean Wyllys dirige filme chamado Corpus Christi sobre Jesus Cristo gay

O texto mentiroso circula na internet pelo menos desde 2018 e foi desmentido pelo próprio Jean Wyllys em suas redes sociais. Além disso, não há filme com esse nome e conteúdo na lista de projetos da Lei Rouanet e nem registro em bases de dados sobre cinema de que tenha sido lançado.

O ex-deputado federal Jean Wyllys. (Foto: Reprodução)
O ex-deputado federal Jean Wyllys. (Foto: Reprodução)

Voltou a circular nas redes sociais e aplicativos de mensagem um texto que afirma que Jean Wyllys dirige um filme chamado Corpus Christi com apoio da Lei Rouanet e que a obra mostra Jesus e seus discípulos como homossexuais. É falso!

A mensagem falsa diz: “O filme “Corpus Christi”, do satânico diretor Jean Willys, vencedor do Big Brother, está prestes a estrear nos cinemas. Sob os auspícios da Lei Rouanet. Este filme mostra o SENHOR e seus discípulos homossexuais!!! É uma farsa nojenta, mas podemos fazer a diferença. Se você encaminhar esta mensagem para seus contatos, reduziremos o número de pessoas que verão este filme e os cinemas o retirarão da programação. Apesar do risco de ser um incômodo, envio-lhe esta mensagem porque acredito que podemos ajudar a prevenir este tipo de crimes contra a nossa FÉ. Algumas regiões da Europa já proibiram este filme. Lembre-se de que Jesus disse: “Se alguém interceder por mim diante dos homens, reconhecerei seu favor diante de meu Pai Celestial, e se alguém me negar diante dos homens, eu o negarei diante de meu Pai”. (Mateus 10:32-33). Por favor, envie para seus grupos. Vamos defender nossa FÉ.”

Não é verdade que Jean Wyllys vai lançar um filme com o nome Corpus Christi e o conteúdo apontado na mensagem falsa. O texto mentiroso circula na internet pelo menos desde 2018 e tem sido desmentido desde então pelo próprio Jean Wyllys em suas redes sociais. Além disso, o filme nunca foi lançado.

Wyllys escreveu em seu perfil verificado no então Twitter (atual X) em 18 de junho de 2018.

“Voltaram a circular no Whatsapp aquela calúnia estúpida segundo a qual eu teria dirigido um filme sobre Jesus Cristo e seus discípulos, financiado pela “Lei Renault” (sim, escreveram assim, como se fosse a marca de carros). Por favor, deem RT e me ajude a espalhar a verdade!”

O Gay1 não localizou nenhum projeto de filme com o título “Corpus Christi” e nem ligação desse nome com Jean Wyllys no Versalic, ferramenta na qual é possível navegar pelos projetos culturais que recebem incentivos fiscais do Ministério da Cultura.

Jean Willys não aparece como diretor de nenhuma obra com o título mencionado na mensagem falsa quando a pesquisa é feita no IMDb, base de dados online sobre cinema.

Em algumas versões, o texto falso circula acompanhado de um cartaz do filme Corpus Christi, dirigido pelo polonês Jan Komasa. A obra trata da transformação espiritual do personagem em um centro de detenção.

Esse conteúdo falso já foi desmentido por Boatos, Lupa e Uol Confere, entre outros.

Campanha do Gay1 com objetivo de esclarecer o que é notícia e o que é falso. (Foto: Arte Gay1)
Campanha do Gay1 com objetivo de esclarecer o que é notícia e o que é falso. (Foto: Arte Gay1)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo