Cássia Eller é a homenageada pelo Google Doodle de hoje, 10 de dezembro, data de seu aniversário. A cantora, que faleceu em 2001, faria 61º anos neste domingo. A arte trazida pelo buscador em sua página principal é feita por Amanda Lobos e muda as letras de “Google” por uma fonte colorida em tons de laranja, verde, rosa e azul, além de colocar um desenho da musicista com seu violão substituindo as letras “O” e “G” no meio da palavra.
Cássia Eller foi um dos nomes mais importantes da Música Popular Brasileira (MPB), apesar da forte identificação com o Rock, e deu voz a sucessos como Malandragem, O Segundo Sol, Relicário, entre outros hits. Veja, a seguir, mais detalhes sobre a carreira da cantora e a homenagem do Google.
Cássia Eller: ícone da música brasileira
A homenagem do Google Doodle de hoje é por conta do aniversário da cantora brasileira. Cássia nasceu em 10 de dezembro de 1962, ou seja, estaria completando 61 anos neste domingo. A musicista é natural do Rio de Janeiro e se tornou um ícone da música brasileira ao longo dos anos 1990.
A artista ganhou notoriedade como intérprete de músicas criadas por nomes como Cazuza, Beatles, Legião Urbana, entre outros. Hits como Exagerado, do ex-vocalista do Barão Vermelho, O Segundo Sol, de Nando Reis, e A Cuca te Pega, de Dori Caymmi e Geraldo Casé, são alguns dos grandes sucessos de Cássia na carreira.
Cássia Eller também era abertamente lésbica e se tornou um ícone da comunidade LGBTQIA+, assumindo publicamente relacionamentos com mulheres.
Cássia e Maria Eugênia ficaram juntas até o fim da vida da cantora. As duas se conheceram em Brasília em 1987, ficaram amigas e se apaixonaram. Em entrevista a revista Marie Claire em outubro de 2001, Cássia disse que gostaria de ter um contrato de casamento legalizado com Maria Eugênia, para poder garantir os direitos dela e do filho Francisco, se caso viesse a acontecer algo com ela, Maria Eugênia ficaria sendo a responsável pela criação de Francisco. Entretanto, após a morte de Cássia, o pai da cantora, Altair Eller, entrou com um pedido na justiça pela guarda do neto.
O caso era inédito no Brasil e Maria Eugênia recebeu o apoio da mãe e dos irmãos de Cássia. Em janeiro de 2002, pela primeira vez a Justiça brasileira concedeu a uma mulher a guarda provisória do filho de sua companheira. O juiz responsável pelo caso entrevistou Francisco, conferiu seu desempenho escolar, pesou-lhe as preferências afetivas e, à falta de uma legislação brasileira que tratasse especificamente da adoção de crianças por casais do mesmo sexo, optou por confiá-lo a Eugênia.
Em 31 de outubro de 2002, em decisão inédita, a Justiça concedeu à Maria Eugênia a tutela definitiva de Francisco. A tutela foi concedida pelo juiz da 2ª Vara de Órfãos e Sucessões, Luiz Felipe Francisco, depois de um acordo entre Eugênia e o pai de Cássia. O avô abriu mão do pedido de tutela depois que Francisco disse que gostaria de ficar com Maria Eugênia, a quem considera mãe. Assim como os pais, Chicão também é músico e adotou o nome artístico Chico Chico.
Falando de amores da artista, Cássia também teve um filho, Francisco Eller, que hoje é musicista e cantor, assim como a mãe, e se apresenta nos palcos como Chico Chico.
Homenagem do Google
Cássia foi homenageada pelo Google com uma arte de Amanda Lobos. O processo de criação do Doodle, mostrado pelo buscador em vídeo, dá conta dos esboços da artista para encaixar a cantora nas 6 letras que compõem o nome da empresa. Seu estilo é visto desde os primeiros rascunhos, com diferentes versões de Cássia sendo desenhadas e apagadas até chegar à versão final.
Na arte, chamam atenção as cores usadas, que aparecem em tons um pouco mais quentes, e a caracterização de Cássia, que aparece com cabelo curto, headphones e sua tatuagem no braço direito, além de um violão, que substitui o “G”, e um microfone, representando uma apresentação da cantora. O processo de criação do Doodle está disponível em formato de Shorts no YouTube.