Brasil

Acusado de matar Marielle, Ronnie Lessa fecha delação premiada com a PF

Diretor-geral da PF prometeu solução do caso até o fim do primeiro trimestre; assassinato completa seis anos.

Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. (Foto: Marcelo Theobald/Agência O Globo)
Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. (Foto: Marcelo Theobald/Agência O Globo)

Acusado de ser o assassino da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ex-policial militar Ronnie Lessa fechou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal. A informação é do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Marielle e Anderson foram mortos a tiros no centro do Rio de Janeiro, em 14 de março de 2018.

Este pode ser mais um passo na investigação após a delação do também ex-policial Élcio Queiroz, que dirigiu o carro usado para para o homicídio.

No dia 9 de janeiro, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que o caso será solucionado até o fim do primeiro trimestre de 2024 – ou seja, até março.

No fim de 2023, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, tinha dito que os nomes dos mandantes do assassinato seriam entregues à Justiça “em breve”.

Dino lembrou que a resolução do caso foi uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assumida pelo ministro da Justiça, que vai deixar o cargo para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), em 22 de fevereiro.

Caso saiu do TJ do Rio e foi para o STJ

Em outubro, o inquérito que apura o duplo homicídio foi enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Antes, a investigação tramitava na Justiça do Rio de Janeiro.

A mudança foi motivada por novas suspeitas sobre Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele foi citado na delação premiada de Élcio Queiroz.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo