Num gesto pioneiro, as emblemáticas sedes dos Três Poderes, juntamente com ministérios cruciais, estão iluminadas nas cores da bandeira trans nesta noite de segunda-feira (29) em Brasília. Esta marcante homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Trans foi idealizada pelas primeiras deputadas federais trans eleitas, Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG).
A celebração transcendeu as fronteiras políticas, alcançando ministérios estratégicos como das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública, bem como os centros de poder representados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Cada edifício agora irradia as cores que simbolizam a comunidade travesti e transexual.
A iniciativa destaca a importância de reconhecer e celebrar a visibilidade trans, buscando sensibilizar a sociedade sobre as questões enfrentadas por essa comunidade. A deputada Erika Hilton expressou a relevância deste gesto iluminando os corações simbólicos do país.
A data escolhida para a ação é em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, uma oportunidade para destacar as conquistas e desafios enfrentados por travestis e transexuais no Brasil. Duda Salabert, coautora dessa iniciativa, ressalta a importância de promover a diversidade e a inclusão em todos os setores da sociedade.
A ação, com sua presença inédita nas sedes do poder brasileiro, espera inspirar outras iniciativas e eventos que promovam a aceitação e compreensão, contribuindo para um futuro mais igualitário e respeitoso para todas as identidades de gênero.