Política

Pela terceira vez, justiça mantem condenação de Nikolas Ferreira por transfobia

Deputado foi condenado pela terceira vez em um processo movido pela também parlamentar Duda Salabert.

Justiça de Minas mantem condenação de Nikolas Ferreira por transfobia. (Foto: Reprodução/YouTube)
Justiça de Minas mantem condenação de Nikolas Ferreira por transfobia. (Foto: Reprodução/YouTube)

Nikolas Ferreira, do Partido Liberal de Minas Gerais, foi condenado pela terceira vez por transfobia, em um processo movido pela também parlamentar Duda Salabert, representante do Partido Democrático Trabalhista no mesmo estado. O embate judicial teve origem em uma entrevista concedida por Ferreira em 2020, quando ambos eram vereadores em Belo Horizonte. Na ocasião, o deputado bolsonarista utilizou pronomes masculinos ao se referir a Salabert, uma mulher transexual.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ratificou a condenação por unanimidade, reduzindo a indenização inicialmente estabelecida em R$ 80 mil para R$ 30 mil.

O juiz José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, da 33ª Vara Cível, destacou que a transexualidade deve ser respeitada e que os direitos fundamentais não são absolutos, podendo ser restringidos quando colidem com outros direitos. Nikolas havia dito que usou o termo como “liberdade de expressão”.

Nas redes sociais, Duda Salabert celebrou a decisão judicial e ironizou seu adversário político, escrevendo: “Estou aguardando o pix na minha conta”. Ela também ressaltou que essa medida pode contribuir para que Nikolas Ferreira “aprenda a respeitar as travestis”.

O Brasil é considerado o país que mais assassina pessoas trans no mundo pelo 15º ano consecutivo, de acordo com dados da Transgender Europe (TGEU) atualizados em 2023 e obtidos pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA). A população trans não pode seguir silenciada diante dessa cruel realidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo