Rio de Janeiro

Mutirão de retificação civil para pessoas trans acontece nesta terça-feira no Rio

Centro de Referência Jovana Baby, iniciativa do Grupo Pela Vidda RJ, oferece suporte para alteração de nome em documentos.

Grupo Pela Vidda promove mutirão de retificação civil para transexuais. (Foto: Divulgação)
Grupo Pela Vidda promove mutirão de retificação civil para transexuais. (Foto: Divulgação)

O Grupo Pela Vidda RJ (GPV-RJ) anunciou a realização de um mutirão de retificação civil voltado para transexuais nesta terça-feira. Esta ação faz parte do trabalho do recém-criado Centro de Referência Jovana Baby, uma homenagem à figura nacionalmente reconhecida no ativismo pelos direitos trans. O centro, pioneiro em sua proposta, é dedicado à identificação civil, com destaque para a alteração de nomes em documentos, como certidões de nascimento e RG.

A primeira ação concreta do Centro de Referência ocorreu em 30 de janeiro, e o segundo mutirão está programado para 5 de março, das 9h às 17h, na sede da instituição, que há 25 anos luta pelas causas e direitos LGBTQIA+.

Para dar início ao processo de reidentificação civil, as pessoas interessadas devem apresentar os seguintes documentos originais:

  • Identidade original;
  • CPF original;
  • Título de eleitor original;
  • Certidão de nascimento original.

“Essa iniciativa representa um passo significativo na luta pelos direitos trans e na construção de uma sociedade mais inclusiva, reconhecendo a importância da identidade de gênero e promovendo a dignidade e o reconhecimento legal para todos. O Grupo Pela Vidda RJ reitera seu compromisso em contribuir para a construção de um futuro mais justo e igualitário para a comunidade trans”, ressalta a advogada do grupo, Maria Eduarda Aguiar.

Serviço:

Local: Grupo Pela Vidda RJ (Av. Rio Branco, 135, sala 709 – Centro)
Data: 5 de março
Horário: 9h às 17h

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo