O Grupo Pela Vidda RJ (GPV-RJ) anunciou a realização de um mutirão de retificação civil voltado para transexuais nesta terça-feira. Esta ação faz parte do trabalho do recém-criado Centro de Referência Jovana Baby, uma homenagem à figura nacionalmente reconhecida no ativismo pelos direitos trans. O centro, pioneiro em sua proposta, é dedicado à identificação civil, com destaque para a alteração de nomes em documentos, como certidões de nascimento e RG.
A primeira ação concreta do Centro de Referência ocorreu em 30 de janeiro, e o segundo mutirão está programado para 5 de março, das 9h às 17h, na sede da instituição, que há 25 anos luta pelas causas e direitos LGBTQIA+.
Para dar início ao processo de reidentificação civil, as pessoas interessadas devem apresentar os seguintes documentos originais:
- Identidade original;
- CPF original;
- Título de eleitor original;
- Certidão de nascimento original.
“Essa iniciativa representa um passo significativo na luta pelos direitos trans e na construção de uma sociedade mais inclusiva, reconhecendo a importância da identidade de gênero e promovendo a dignidade e o reconhecimento legal para todos. O Grupo Pela Vidda RJ reitera seu compromisso em contribuir para a construção de um futuro mais justo e igualitário para a comunidade trans”, ressalta a advogada do grupo, Maria Eduarda Aguiar.
Serviço:
Local: Grupo Pela Vidda RJ (Av. Rio Branco, 135, sala 709 – Centro)
Data: 5 de março
Horário: 9h às 17h