Bahia

Transexual participa pela primeira vez de cerimônia ‘Lava-Pés’ no Bonfim

Cerimônia 'Lava-Pés' aconteceu na noite desta quinta-feira (28), com 12 convidados.

Brenda Souza foi a primeira mulher trans a participa da cerimônia 'Lava-Pés' no Bonfim. (Foto: Genilson Coutinho)
Brenda Souza foi a primeira mulher trans a participa da cerimônia ‘Lava-Pés’ no Bonfim. (Foto: Genilson Coutinho)

A empreendedora e ativista Brenda Souza foi a primeira mulher trans a participar da cerimônia “Lava-Pés”, na Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, nesta quinta-feira (28).

O convite foi feito pelo padre Edson Menezes, reitor da Basílica, para que Brenda participasse do ato de amor e fé, que remete aos costumes bíblicos.

Pelas redes sociais, a Basílica afirmou que em 2024 o rito contou com a participação de 12 pessoas que representaram “a diversidade étnica, religiosa, social e racial presente na sociedade”.

Segundo a Basílica, a escolha dos convidados se deu a partir do lema da Campanha da Fraternidade deste ano, que expressa o direcionamento “vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

Além de Brenda Souza, também estava entre os convidados o jornalista e motivador da cultura de Salvador, Clarindo Silva, que representou a raça negra.

Cerimônia “Lava-Pés”

A cerimônia “Lava-Pés” sempre acontece na Quinta-feira Santa. Na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos. A prática tem raízes históricas e culturais que se conectam com a hospitalidade da época e com os valores de serviço e humildade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo