Em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, uma bandeira gigante do arco-íris foi hasteada na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, na manhã desta sexta-feira (28).
A ação, organizada pelo grupo Estruturação – Grupo LGBT+ de Brasília e pelo Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos, busca celebrar e reforçar a importância da data, que é um marco na luta pelos direitos e pela visibilidade da comunidade LGBTQIA+.
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado mundialmente para lembrar a Revolução de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, quando mulheres pessoas LGBTQIA+ se revoltaram com a violência policial, em um bar de Nova York.
A partir dessa resistência, a luta pelos direitos civis e a igualdade para pessoas LGBTQIA+ ganhou força e se espalhou pelo mundo.
Além do hasteamento da bandeira, o evento conta discursos de lideranças locais, a apresentação do Grupo Samba Urgente e momentos de reflexão sobre as conquistas e desafios da comunidade LGBTQIA+. A canção “Mais Amor Urgente”, interpretada pelo grupo, destaca a necessidade de respeito e fraternidade entre todas as pessoas.