Rio de Janeiro

Corrida Brasil Sem Preconceito dá a largada no dia 30 em comemoração ao Dia do Orgulho

Evento promove práticas saudáveis e inclusivas enquanto luta contra preconceitos como racismo, machismo, homofobia, transfobia, lesbofobia, capacitismo e autismo.

Daniela Lopes, mulher trans e corredora, é a embaixadora do evento. (Foto: Reprodução/Instagram)
Daniela Lopes, mulher trans e corredora, é a embaixadora do evento. (Foto: Reprodução/Instagram)

A Corrida Brasil Sem Preconceito retorna à cidade do Rio de Janeiro no dia 30 de junho, como parte das comemorações do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. O evento, que ocorrerá na Quinta da Boa Vista, espera reunir 8 mil pessoas para promover a inclusão e combater diversos tipos de preconceito através do esporte.

O evento teve sua primeira edição em 2015, quando cerca de 3 mil pessoas participaram da corrida no dia 28 de junho, integrando as celebrações dos 450 anos do Rio de Janeiro. Este ano, além da corrida e caminhada, uma ação especial destinará parte dos valores das inscrições para as famílias desabrigadas pelas enchentes no Sul do país. Os interessados poderão usar o cupom SOS Rio Grande do Sul, que concede 50% de desconto no valor do kit, limitado a 150 inscrições, com todo o valor arrecadado enviado ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Três instituições que combatem o racismo, defendem os direitos das mulheres e apoiam pessoas com autismo também serão beneficiadas com parte dos valores das inscrições. Em uma iniciativa sustentável, lonas e banners utilizados no evento serão reaproveitados para confeccionar bolsas e mochilas.

Daniela Lopes, mulher trans e corredora, é a embaixadora do evento. Ela destaca a importância da corrida: “Ter uma prova destacando as minorias é uma forma de abrir discussões e diálogos para conquistas e direitos além do esporte. E também uma forma de mostrar que existimos e que precisamos ser vistas com mais respeito e igualdade.” Daniela se une a outros embaixadores, como Heleno Bento, Rodrigo Lira, Jack Pink, Carol Rodrigues e Maria Cariello.

A Corrida Brasil Sem Preconceito será a primeira a incluir um pódio para pessoas não binárias, além das categorias masculinas, femininas e PcD. Os participantes poderão escolher entre oito opções de camisas personalizadas, cada uma representando uma causa. Haverá opções de percurso de 5 ou 10 km, corrida ou caminhada. Os interessados podem adquirir o kit através do link www.corridabrasilsempreconceito.com.

Este ano, o evento contará ainda com mais duas corridas: em Brasília, no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, e em São Paulo, na Avenida Paulista, na segunda quinzena de dezembro.

A organização é da Holding Star Over, com patrocínio do BioParque, AquaRio e Yopp. O evento conta com o apoio do Programa Rio Sem LGBTFOBIA, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e a chancela da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Secretaria do Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e do Ministério dos Esportes do Governo Federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo