Em pronunciamento na TV, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste domingo (28), que o seu governo “resgatou as políticas de proteção dos direitos dos LGBTQIA+”. Em pronunciamento à nação, Lula destacou outras pautas que foram negligenciadas no governo anterior, como políticas das mulheres, negros, indígenas e pessoas com deficiência.
O presidente também aproveitou o discurso para fazer um balanço de um ano e meio de gestão, ressaltando as conquistas econômicas e sociais, bem como a reinserção do Brasil no cenário internacional através de uma diplomacia “ativa e altiva”. “O Brasil voltou ao mundo, e o mundo agora vai passar pelo Brasil”, afirmou o presidente, reforçando que o país está assumindo um papel de liderança global.
Lula ressaltou que governar “é cuidar de milhões de famílias”. “Toda mãe e todo pai sabem a dificuldade que é cuidar de uma família. Garantir que os filhos tenham uma boa alimentação, saúde, educação, segurança e um futuro melhor”, comentou. “É o que venho fazendo desde o início do meu governo. Hoje o que falta ao mundo é paz, solidariedade e humanismo. Estamos prontos para dar o exemplo de que aqui, no Brasil, a inclusão social, a fraternidade, o respeito e o amor são capazes de vencer o ódio”, concluiu Lula.
Assista o pronunciamento na íntregra: