Uma pesquisa realizada pela instituição de caridade Just Like Us e pela VotesforSchools expôs um cenário preocupante nas escolas do Reino Unido. Mais de três quartos das crianças do ensino fundamental já ouviram linguagens LGBTfóbicas dentro da escola, com esse número saltando para 80% entre estudantes de 11 a 18 anos.
A pesquisa, que entrevistou mais de 31 mil estudantes, incluindo 4.307 crianças de 9 a 11 anos, revelou que 78% delas já testemunharam ou sofreram linguagem LGBTfóbica. A diretora-executiva da Just Like Us, Laura Mackay, expressou preocupação com a normalização da LGBTfobia recreativa, especialmente em plataformas online como o TikTok.
“Estamos vendo um aumento nos jogos voltados para crianças no TikTok, onde ‘gay’ está sendo usado como um insulto depreciativo”, disse Mackay. “A linguagem homofóbica nunca deve ser descartada como ‘apenas uma piada’, pois sabemos que ela tem consequências na vida real, impactando a autoestima e os sentimentos de vergonha entre jovens LGBT+ e aqueles de famílias do mesmo sexo.”
Especialistas apontam que o crescimento da retórica LGBTfóbica na mídia britânica pode estar contribuindo para esse cenário. Relatos de educadores indicam que criadores de conteúdo de ultradireita estão influenciando crianças, promovendo discursos misóginos e LGBTfóbicos em salas de aula.
Esses dados alarmantes destacam a necessidade de uma abordagem mais eficaz para combater a LGBTfobia nas escolas e promover uma cultura de respeito e inclusão para todos os estudantes, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.