Rio de Janeiro

Paradas LGBTQIA+ de Niterói e Madureira vão agitar Rio de Janeiro neste domingo

Eventos celebram diversidade com shows, discursos e ações de conscientização.

Paradas LGBTQIA+ de Niterói e Madureira prometem mobilizar multidões neste domingo. (Foto: Arquivo)
Paradas LGBTQIA+ de Niterói e Madureira prometem mobilizar multidões neste domingo. (Foto: Arquivo)

Neste domingo (1º), as cidades de Niterói e o bairro de Madureira, no Rio de Janeiro, serão palco de grandes celebrações da comunidade LGBTQIA+. Ambas as paradas prometem unir música, cultura e reivindicações por direitos, atraindo milhares de pessoas em cada local.

18ª Parada LGBTQIA+ de Niterói: “Unidas, PREParadas & organizadas”

Com expectativa de público de até 70 mil pessoas, a Parada de Niterói começa às 15h na Praça Getúlio Vargas, com discursos de representantes da comunidade LGBTQIA+ focados em reflexões sobre desafios e conquistas do grupo. A programação se estende até as 21h30.

O tema deste ano, “Unidas, PREParadas & organizadas”, destaca a importância da união e da consciência coletiva contra ataques à comunidade. A inclusão da sigla PrEP chama atenção para a prevenção combinada contra o HIV, reforçando a conexão com o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro.

A organização, liderada pelo Grupo Diversidade Niterói (GDN), também luta por saúde integral e atendimento humanizado para a população LGBTQIA+. Fundado há 20 anos, o GDN é reconhecido como Patrimônio Imaterial de Niterói por sua atuação pelos direitos humanos.

21ª Parada LGBTI+ de Madureira: Celebração e Conscientização

No coração da Zona Norte do Rio, a Parada de Madureira reúne música, cultura e ações sociais. A concentração começa às 10h em frente à quadra do Império Serrano, com desfile a partir das 13h rumo à quadra da Portela, onde a cantora Sandra de Sá encerrará o evento.

Além de DJs e bateria de escolas de samba como Império Serrano e Portela, o evento homenageará Tia Surica, matriarca da Portela. Carla Cristina Cardoso, atriz da novela Garota do Momento (TV Globo), será coroada rainha da parada, e o ator Rodrigo Fagundes, conhecido pelo personagem Gigi em Volta Por Cima, será o rei.

A presidente do grupo MGTT, Rogéria Meneghel, destacou a importância da manifestação:

“Além da festa, teremos palestras, ações sociais e um cronograma completo voltado à conscientização. Madureira será o centro da diversidade e dos direitos LGBTQIA+ neste domingo.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo