Exposição celebra a luta e a história da comunidade LGBTQIA+ em Brasília

A exposição "30 Anos do Grupo Estruturação" ficará disponível na Galeria da Biblioteca Demonstrativa.

Ato do Grupo Estruturação durante a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Taguatinga. (Foto: Divulgação)
Ato do Grupo Estruturação durante a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Taguatinga. (Foto: Divulgação)

Até 03 de janeiro de 2025, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, será palco de uma celebração marcante da história de respeito, valorização e resistência da comunidade LGBTQIA+ do Distrito Federal. A exposição “30 Anos do Grupo Estruturação” revisita as conquistas e desafios enfrentados por essas iniciativas ao longo das últimas décadas.

A exposição ficará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Galeria da Biblioteca Demonstrativa, localizada na 506/507, Asa Sul. O público poderá vivenciar uma imersão na trajetória de luta e promoção dos direitos LGBTQIA+, com destaque para o impacto do Grupo Estruturação. 

Segundo o presidente do Estruturação – Grupo LGBT+ de Brasília e do Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos (CentroDH), Michel Platini, o objetivo central da exposição e da programação artística é educar e sensibilizar sobre a importância dos movimentos LGBTQIA+ na promoção dos direitos e da igualdade, destacando a continuidade da luta por visibilidade e respeito.

“Celebrar os 30 anos do Estruturação é revisitar a própria história de Brasília e do movimento LGBT+ no Distrito Federal e no Brasil. O Estruturação não é apenas um grupo, mas um marco na construção de cidadania e direitos para a nossa comunidade. Falar da nossa trajetória é relembrar cada luta, cada conquista e cada momento em que estivemos na linha de frente defendendo o direito de sermos quem somos. Por três décadas, estivemos presentes em todos os avanços que fortaleceram a população LGBT+, construindo pontes, derrubando barreiras e deixando um legado de coragem e resistência. Essa exposição é mais do que uma celebração: é um testemunho vivo de que a nossa história está profundamente entrelaçada com a história da cidade e com os direitos humanos no Brasil”, ressalta Michel. 

A exposição é uma parceria entre o Estruturação – Grupo LGBT+ de Brasília e do Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos (CentroDH), e a Biblioteca Demonstrativa, que juntos trabalham para promover a cidadania e a inclusão. É uma oportunidade única de reconhecer as conquistas alcançadas e reforçar o compromisso com um futuro mais igualitário para todos.

Sobre a programação cultural da BDB

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Serviço: 

Sair da versão mobile