Jogador australiano abertamente gay revela sofrer ameaças de morte diárias

Josh Cavallo, do Adelaide United, afirma que o futebol é um ambiente "tóxico" para atletas LBTQIA+.

Joshua Cavallo, do Adelaide United. (Foto: Brendon Thorne/Getty Images)
Joshua Cavallo, do Adelaide United. (Foto: Brendon Thorne/Getty Images)

Joshua Cavallo, primeiro jogador profissional abertamente gay da Austrália, declara sofrer ameaças de morte constantes e que o futebol é um espaço “tóxico” para pessoas LGBTQIA+. O meia do Adelaide United assumiu a sua sexualidade em 2021 e diz que não são todos que aguentariam as consequências da revelação.

“São várias, várias ameaças de morte que chegam até mim diariamente. O mundo do futebol é um lugar bastante tóxico para ser um jogador abertamente gay. Não é algo que qualquer um conseguiria encarar”, disse Cavallo no Footballers Unfiltered, podcast da Fifpro.

Josh é um dos poucos jogadores de futebol profissional que declarou ser homossexual. O atleta conta com apoio do clube, que publicou o vídeo do anúncio na época, e faz uma série de campanhas sobre a causa LGBTQIA+ com o meia. Dentre elas, o estádio do Adelaide, o Coopers Stadium, serviu como palco para o pedido de casamento do jogador ao seu namorado, Leighton Morrel, em 2024.

Josh Cavallo pede namorado em casamento no estádio do Adelaide United, da Austrália. (Foto: Reprodução)

Além do australiano, o meio-campo do Cagliari, Jakub Jankto foi outro jogador que revelou ao público ser gay. Os dois são minoria diante da totalidade de atletas de futebol profissional. Josh alega que fazer a revelação é difícil pela falta de aceitação e a negatividade que vem junto com o ato.

“Estamos muito, muito longe da aceitação neste espaço. Estes são fatores que as pessoas vão considerar ao se declarar e elas podem não ter feito ainda, mas se declarar traz toda a atenção, pressão e negatividade que afetarão o seu desempenho no longo prazo”, disse, Cavallo.

O jogador alega que o suporte recebido foi essencial para protegê-lo dos insultos. Ele desejava ter falado abertamente sobre o assunto antes, porque se sentia vivendo uma mentira. Apesar do arrependimento, Josh fala que pode parecer fácil expressar a sua sexualidade livremente, mas existem muitos pontos negativos posteriormente.

“Eu estava cansado de ter que sair e esconder das pessoas a minha verdadeira versão. Então, eu pensava por que isso não aconteceu no futebol? Por que ninguém nunca revelou ser você mesmo, ser bem-sucedido e jogar? Agora eu entendo, olhando para trás e vendo toda a negatividade, tudo o que vem no seu caminho”, revela o atleta.

Quando Josh Cavallo postou o vídeo sobre sua homossexualidade, diversos jogadores o parabenizaram pela coragem do ato. Piqué, Griezmann e Germán Cano foram alguns dos atletas. Cano, que ainda atuava pelo Vasco, prometeu enviar a ele a camisa especial do clube em alusão à causa LGBTQIA+.

Sair da versão mobile