‘Essa peça tem beijo gay’ retorna ao Teatro Ipanema para questionar a visibilidade do afeto
Montagem escrita e estrelada por Leandro Fazolla e Rohan Baruck parte da polêmica de um beijo para discutir amor, vigilância e o retrocesso conservador.

Por que um beijo ainda hoje pode causar espanto e repulsa? Partindo dessa provocação, o espetáculo “Essa peça tem beijo gay” retorna ao Teatro Ipanema para uma curta temporada de quatro apresentações, entre os dias 2 e 5 de outubro. A montagem, escrita e protagonizada por Leandro Fazolla e Rohan Baruck, com direção de Dadado de Freitas, utiliza o ato de um beijo como ponto de partida para uma profunda reflexão sobre os limites do afeto em uma sociedade cada vez mais conservadora.
A trama se desenrola a partir de um conflito central: um casal lida com as consequências de uma foto de seu beijo que começa a circular nas redes sociais. O que deveria ser um ato cotidiano se transforma em um dilema que expõe a vigilância e a suspeita que ainda recaem sobre o amor entre iguais. “Fomos atravessados por diversas notícias em que o chamado ‘beijo gay’ estava no centro da discussão, desde a censura na Bienal do Livro de 2019 até o alarde feito na imprensa sobre um ou outro beijo gay nas novelas. Desenvolvemos esta trama em que os personagens pudessem tensionar sua relação e pensamentos sobre a própria comunidade”, resume Leandro Fazolla.
A dramaturgia estabelece um diálogo direto com o clássico “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, questionando o quanto a sociedade de fato avançou. “A mesma homofobia e o mesmo sensacionalismo que pautam nossos beijos hoje interferem radicalmente na vida dos personagens rodrigueanos. A gente acredita ter avançado nessa discussão, mas será mesmo?”, aponta Rohan Baruck.
A diretora Dadado de Freitas, vencedora do Prêmio Shell de Direção em 2025, ambienta a peça em uma “imaginação distópica de um futuro não muito distante”, onde a onda conservadora ganha contornos ainda mais radicais e as relações dissidentes permanecem sob intensa vigilância. “Ainda ter que discutir o beijo como esse fantasma e num lugar de urgência social me inquieta como artista”, pondera Dadado.
Apesar do título provocador, o espetáculo se aprofunda nas complexidades do amor. “O amor numa relação homoafetiva é tão amor quanto em qualquer outra relação. No entanto, ainda é visto como um tema maldito”, finaliza a diretora.
Serviço:
- O quê: Espetáculo “Essa peça tem beijo gay”
- Quando: De 2 a 5 de outubro (Quinta a sábado, às 20h; Domingo, às 19h)
- Onde: Teatro Ipanema (Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema, Rio de Janeiro)
- Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia-entrada)
- Classificação Indicativa: 14 anos
- Duração: 70 minutos





