Goiás

Goiânia celebra 30ª Parada do Orgulho com foco em famílias LGBT+ neste domingo

Evento acontece dia 14 na Praça Cívica e encerra a Semana da Diversidade, que tem programação intensa na capital.

29ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Goiânia atraiu uma multidão de mais de 100 mil pessoas. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)
No ano passado, na 29ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, Goiânia atraiu uma multidão de mais de 100 mil pessoas. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)

A cidade de Goiânia se prepara para celebrar um marco histórico neste domingo, 14 de setembro: a 30ª edição da Parada do Orgulho LGBT+. Consolidado como um dos maiores atos de visibilidade do Goiás, o evento deste ano traz o tema “Famílias LGBT+ existem! Direitos, Inclusão e Diversidade”, e promete reunir milhares de pessoas em um grande ato por respeito e igualdade.

A concentração terá início às 12h na Praça Cívica, com uma programação que contará com cerca de 40 artistas, entre DJs, drag queens e cantores, distribuídos em seis trios elétricos. A passeata está prevista para começar às 17h, percorrendo as avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins.

Um dos momentos mais aguardados da celebração será a realização de um casamento simbólico, às 17h, que será presidido por um juiz do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). O ato reforça a mensagem central do evento, que busca dar visibilidade e lutar pelo reconhecimento de todas as configurações familiares.

“Queremos celebrar as famílias LGBT+, aquelas que muitos insistem em negar, mas que são reais, amorosas, acolhedoras e transformadoras. Famílias que adotam, que acolhem crianças abandonadas e que oferecem amor verdadeiro”, explica Marcos Silvério, fundador da Associação da Parada de Goiás.

Semana da Diversidade em andamento

A Parada é o grande encerramento da “Semana da Diversidade”, que está em pleno andamento na capital com atividades culturais e educativas. A programação desta quarta-feira (10) inclui a entrega de documentos retificados para pessoas trans na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH) e uma mostra de filmes à noite, na Vila Cultural Cora Coralina.

Até domingo, ainda haverá oficinas de Vogue, palestras sobre adoção por casais LGBT+ e rodas de conversa sobre prevenção de ISTs/AIDS e redução de danos em diversos pontos da cidade, como o Bosque dos Buritis, o Lago das Rosas e o Parque Flamboyant.

Serviço:

  • O quê: 30ª Parada do Orgulho LGBT+ de Goiânia
  • Quando: Domingo, 14 de setembro
  • Horário: Concentração a partir das 12h
  • Onde: Praça Cívica, Goiânia – GO
  • Tema: “Famílias LGBT+ existem! Direitos, Inclusão e Diversidade”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo