Pikineia filia-se ao PSOL e é cotada para as eleições de 2026 no DF
Drag queen e produtora cultural chega ao partido para reforçar a união entre arte, política e resistência.

A drag queen, performer e produtora cultural Pikineia oficializou sua filiação ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na tarde desta terça-feira, 14 de outubro. A artista, uma das figuras mais conhecidas da cena LGBTQIA+ do Distrito Federal, agora integra as fileiras do partido e, segundo fontes, é cotada como pré-candidata a deputada distrital nas eleições de 2026.
Pernambucana de 40 anos e radicada em Brasília, Pikineia construiu uma carreira sólida, tornando-se uma referência por suas performances na extinta boate Victoria Haus, um dos maiores palcos LGBTQIA+ do país. Seu trabalho é conhecido por unir “carisma, talento e consciência política em cada performance”.
Em nota, o PSOL DF celebrou a chegada da nova filiada. “É com muito orgulho que o PSOL DF recebe Pikineia em suas fileiras! […] Pikineia acredita que arte é política – e transforma cada palco em um espaço de afeto, luta e liberdade”, declarou o partido.
A filiação foi formalizada ao lado de lideranças do partido no DF, incluindo os deputados distritais Fábio Félix e Max Maciel, e a presidente do PSOL DF, Giulia Tadini. A entrada de Pikineia na política institucional é vista como um movimento para “inspirar uma nova forma de fazer política: com coragem, verdade e cultura”.





