Metrô de Londres adota neutralidade de gênero em seus anúncios
Um braço da prefeitura de Londres responsável pelo transporte na capital inglesa decidiu que os anúncios sonoros do metrô, a partir de agora, vão saudar os passageiros com “olá a todos” em vez do tradicional “olá damas e cavalheiros”. A iniciativa pretende deixar o metrô mais neutro em termos de gênero.
Mark Evers, à frente do programa de mobilidade londrino, deu entrevista ao portal britânico Evening Standard e falou que a medida está em concordância com a diversidade da cidade.
“Nós revisamos a linguagem usada nos anúncios para garantir que fossem totalmente inclusivos, refletindo a grande diversidade de Londres”, declarou.
A necessidade por um sistema de transporte mais inclusivo chegou ao prefeito através de audiências públicas sobre o assunto. À época, o prefeito da capital, Sadiq Khan, já se mostrara a favor da medida e garantiu que ela estava no centro das preocupações de sua gestão.
O movimento Stonewall, que trabalha pelos direitos LGBT, afirmou que a linguagem é algo importante para reforçar que comunidade LGBT seja incluída. “Nós comemoramos esses anúncios com neutralidade de gênero porque vai assegurar que todos – independente de como se identifiquem – se sintam acolhidos”.
Os direitos LGBT na Inglaterra avançou significativamente em 2014, quando o país legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo.