A importância da informação correta para a comunidade LGBT

Do VcnoGay1, por Kamilla Lyis, em Rio Grande do Sul

Notícia (Foto: Reprodução/G1)

Queria contar uma experiência e o quanto o Portal Gay1 é importante para a sociedade. Conversava com um amigo sobre até que ponto pode chegar à intolerância religiosa, quando ele soltou a seguinte frase: “Ninguém tem nada haver com minha opção sexual”, rapidamente fui corrigi-lo: não é ‘opção’ e sim ‘orientação sexual’! E ele argumentou: “É opção sim. Pois tava escrita em uma notícia dos principais sites do país, e não foi a primeira vez que vi esse termo.” Ai eu falei que eles estão errados quando coloca esse termo, da mesma forma que estão errados quando coloca “o travesti” quando a mesma se identifica com o sexo feminino. E outros exemplos. Ai mudamos o assunto.

Mas isso me levou a uma grande reflexão quando fui compartilhar uma notícia sobre a declaração do presidente dos EUA sobre o casamento igualitário. O titulo era “Obama se diz a favor do casamento gay” e antes de compartilhar, pensei… Casamento gay? Mas sou lésbica, não gay. Uma lésbica não gosta de ser chamada de gay, transexuais e travestis também não iriam gostar nada sendo chamadas de gays e colocando-as no termo que elas mais tentam combater, no caso, o masculino. Desisti de compartilhar a notícia e logo entrei no Gay1, que tinha a mesma informação, só que com o titulo “Obama se diz a favor do Casamento igualitário”. Compartilhe.

Pode parecer besteira. Mas como já ouvi falar por ai, “quem ler certo, fala certo e escreve certo” e gostaria que a informação fosse certa e não ‘opção sexual’, ‘o travesti’, ‘casamento gay’, ‘cirurgia de mudança de sexo’, ‘homossexualismo’, ‘parada gay’ entre outros termos que já vi em várias notícias.

Agora se você, assim como eu, acha isso ridículo, imagina esses termos ‘errados’ em sites voltados ao público LGBT?! Sim, veja grandes sites, que tem conteúdo direcionado com esses ‘erros’, o que é mais triste. Por isso meu amigo falava errado, logo pensei.

É bom para você que as pessoas fiquem usando termos errados? Para mim, não! E creio que para o movimento LGBT também não. Então vi que estava sendo mais uma vez ativista compartilhando a informação do Gay1, porque como na minha rede de amigos tem muitos heterossexuais, que ainda usam o termo homossexualismo, como posso corrigi-los se compartilho informação errada?

Agora sim, meu elogio e a importância que tem o Gay1 perante a sociedade: Como falei, termos errados mantêm uma sociedade errada e preconceituosa. Já no Gay1, além de se importarem em passar uma informação de qualidade, o site também se preocupa em colocar os termos ‘certos’, e o principal, o site não tem conteúdo pornô. O que evitaria minha mãe (heterassexual) de acessar o site, (sim, minha mãe acessa o Gay1 e tenho amigos e amigas que dizem que a família toda acessa o site também). Pois com isso, o Gay1 trabalha para tirar a impressão que a sociedade tem que ‘gay é ligado a sexo’, coisa que o site UOL deixou bem explícito ao tirar conteúdo informativo e seus sites parceiros (que infelizmente usam os termos ‘errados’) para colocar conteúdo pornô.

O Gay1 com isso, sai na frente de todos e merece sempre ter as informações compartilhadas, principalmente por nos LGBT e quem sabe assim, ter uma sociedade menos homofóbica e lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais mais entendidos do que se referem a nós mesmo.

Obrigada ao Portal Gay1, continue fazendo o trabalho perfeito quem tem contribuído muito para o movimento LGBT e saibam que aqui no Rio Grande do Sul, o site esta salvo nos favoritos de quase 100% do publico LGBT.

Participação
Leitoras e leitores podem colaborar com o conteúdo do Portal Gay1 enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar VCnoGay1.

Sair da versão mobile