Após o show histórico de Madonna no Rio de Janeiro com sua ‘The Celebration Tour’, a organização da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo convocou os presentes a se vestirem com as cores verde e amarela como protesto contra os retrocessos promovidos pela extrema-direita, de onde são constantemente impulsionados discursos LGBTfóbicos, e como um movimento de retomada do símbolo nacional. Com o tema “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo: vote consciente por direitos da população LGBT+” a 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo acontece em 2 de junho.
O momento em que Madonna convidou a cantora e drag queen Pabllo Vittar para performar a música “Music” junto a estrela no último sábado(4), inspirou a organização da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. O momento que também contou com jovens ritmistas das escolas de samba do Rio de Janeiro comandados por Pretinho da Serrinha, chamou atenção por levar ao palco, vestimentas verde e amarelas em um show amplamente criticado por fundamentalistas religiosos e conservadores. Anteriormente, as cores da bandeira nacional vinha sendo utilizada como símbolo de reacionarismo através dos apoiadores do ex presidente Jair Bolsonaro.
“Madonna e Pabllo Vittar ressignificaram o uso da bandeira do Brasil no show histórico realizado no último fim de semana nas areias de Copacabana”, afirmou a organização da Parada LGBT+ de SP em suas redes sociais, relembrando o histórico de uso do símbolo pela extrema-direita, que comumente se mostra algoz das comunidades LGBTQIA+. “Por isso, a PARADA SP convoca toda a população para comparecer na Avenida Paulista no próximo dia 2 de junho, na 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, vestida com as cores verde e amarela, e empunhando bandeiras do Brasil e do arco-íris, para celebrar a retomada dos nossos símbolos e lembrar que ‘Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo'”, completou.
A 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo ocupará a Avenida Paulista, na região central da cidade de São Paulo no próximo dia 2 de Junho. Com a clássica concentração em frente ao MASP, o evento deste ano está previsto para ter início às 10h da manhã.