Brasil

SP: Atividades na Praça Mauá, em Santos, marcam o Dia contra a Homofobia

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Santos.
Atividades acontecem das 11h às 17h desta quinta-feira (17).

Por Mariane Rossi

Santos promove atividades no Dia contra a Homofobia (Foto: Mariane Rossi)Santos promove atividades no Dia contra a
Homofobia (Foto: Mariane Rossi)

Comemorado nesta quinta-feira (17), o Dia Mundial Contra a Homofobia reuniu dezenas de pessoas durante toda a manhã na Praça Mauá, em Santos, para uma série de atividades organizadas para lembrar a data. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Santos, conta com diversas tendas distribuídas para dar orientações médicas e jurídicas para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

De acordo com Douglas Cassiano, estudante de 25 anos e presidente do Grupo de Diversidade Sexual de Santos, esta é a primeira vez que é realizado um ato desse tipo no município. “Nós temos um grupo forte. Não estamos querendo fazer festa, e sim buscar os direitos humanos e de cidadania para a população LGBT. Está na hora de dizer não para a homofobia”, diz ele.

A Secretaria de Assistência Social irá atender as pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social. A tenda da Secretaria de Saúde fornece informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribui preservativos. No espaço do Instituto Joana D’arc, haverá exibição de curta-metragens sobre homofobia.

As atividades, que tem o tema “As pessoas são diferentes. Respeitem”, acontecem das 11h às 17h. No final do dia, as entidades envolvidas pretendem estender uma bandeira colorida para representar a comunidade LGBT na Baixada Santista.

Além disso, a OAB também está na Praça Mauá, apoiando a campanha de enfrentamento da homofobia e realizando a coleta de assinaturas, para que por meio da iniciativa popular, consiga fazer uma proposição do Estatuto da Diversidade Sexual da OAB federal, com intenção de disciplinar juridicamente as relações sexuais homoafetivas.

No final do dia, haverá palestras que abordarão o tema “O Sistema de Garantia de Direitos e o Enfretamento da Homofobia – Papel do Ministério Público” e o “O STF e a União Estável Homoafetiva. Um ano de Decisão. Efeitos do Julgamento: O Judiciário e o Casamento Civil Homoafetivo.”, que acontecem a partir das 19h no auditório da Casa do Advogado, na Praça José Bonifácio, 55, no Centro de Santos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo