Exibição de filmes LGBT gera protestos na Ucrânia
Foto:
Xavier Dolan em cena de “Tom At The Farm”, um dos filmes exibidos.
A exibição de filmes LGBT durante o festival de cinema de Kiev, na Ucrânia, gerou uma série de protestos de cidadãos ucranianos na segunda-feira (28). Segundo o site The Hollywood Reporter, eles seguravam cartazes com frases como “vamos salvar a Ucrânia do lixo” e “Parem com a cultura homossexual agora!”.
Ainda de acordo com a publicação online, alguns manifestantes se vestiam ou carregavam instrumentos que faziam alusão a matérias de limpeza. Um pequeno grupo, inclusive, chegou a queimar uma bandeira do arco íris em frente ao teatro Zhovten, onde os filmes estão sendo exibidos.
Um dos órgãos mais ativos nos protestos é a organização não governamental “Comitê de Pais da Ucrânia”, que afirmou, por meio do representante Alexander Skvortsov, que o governo do país não tem feito absolutamente nada para evitar o que ele chamou de “propaganda homossexual”.
“Quanto dinheiro do orçamento do Estado foi realmente gasto em propaganda gay?”, questionou Alexander. Vale lembrar que a situação, que acontece quando o país tenta se aproximar dos interesses e valores da União Europeia, coloca a Ucrânia mais próxima da Rússia, que, nos últimos meses, tem sido palco de fortes atuações contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, inclusive pelo governo.
Entre os filmes exibidos no festival, estão “Tom At The Farm”, do cineasta canadense Xavier Dolan, e “Who´s Afraid of Vagina Wolf?”, de Anna Margarita Albelo.