Menino Gay

10 coisas que você precisa aprender, se o seu crush é HIV positivo

1 – Para começar, você sabe a diferença entre HIV e Aids? É sempre bom lembrar que HIV é o vírus e a AIDS é a doença causada pelo vírus, sendo assim ter HIV não é a mesma coisa que ter Aids.

2 – Você ainda pensa que a Aids é uma “doença gay”? Se for o caso, esta na hora de você se atualizar. Diferentemente do estigma criado no início da década de 80, quando a Aids surgiu, já esta mais que comprovado que independente da orientação sexual, todos podem contrair o vírus HIV.

3 – Se você se afastar do seu crush, apenas por ele ter a sorologia positiva para o HIV, significa que o que você sente é menor que o tamanho de um vírus.

4 – O fato dele ter HIV não significa que ele irá te transmitir o vírus! Já ouviu falar sobre CARGA VIRA INDETECTÁVEL? Estudos comprovam que se nenhum dos parceiros tiverem outra IST (infecção sexualmente transmissível) e a pessoa HIV positiva estiver há mais de 6 meses com a carga viral (quantidade de vírus no sangue) indetectável, tendo um tratamento eficaz, as chances de transmissão são próximas de 0. Até hoje, cientificamente, nunca foi comprovado nenhum caso de transmissão, por alguém que esteja com a carga viral indetectável. Casais sorodiscordantes (quando um tem HIV e o outro não), podem e devem ter uma vida sexual normal.

5 – Não é porque o crush tem HIV e está em tratamento, que vocês deixarão de se prevenir não é mesmo? Se vocês quiserem, a camisinha ainda pode fazer parte do relacionamento.

6 – Pesquisas apontam que a expectativa de vida das pessoas que vivem com HIV e fazem tratamento é quase a mesma das pessoas que não tem HIV. Então nem tente argumentar que “você fica inseguro pois tem medo dele morrer logo”.

7 – Não pense que você estará sendo a pessoa mais incrível do mundo, apenas por se relacionar com alguém que é HIV positivo. Você estará apenas fazendo a sua parte, afinal um vírus não deve ser o ponto de decisão para uma pessoa gostar ou não da outra.

8 – Se a pessoa não te falou que tem HIV antes, isso não significa que ela não confia em você. Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade extremamente preconceituosa e ninguém quer sair por aí com uma plaquinha escrito “EU TENHO HIV”, se vangloriando por isso. Respeite e compreenda o momento que cada um tem para falar sobre esse assunto, até mesmo porque o sigilo é um direito das pessoas que vivem com HIV/Aids.

9 – Dialogue com seu crush, seja sincero, tire suas dúvidas. Se preferir, procure também um especialista em algum centro de atendimento especializado em HIV/Aids. Não são apenas as pessoas HIV positivo que tem direito a conhecer sobre o vírus. Você também pode se informar!

10 – Não julgue a vida sexual do seu crush. Ter HIV não é sinônimo de promiscuidade. Apague essa ideia.

*Escrito por Matheus Emílio – Administrador e Redator do Menino Gay.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo