Mundo

Heterossexuais da Holanda estão andando de mãos dadas em protesto a homofobia

Gay1 Mundo
Heterossexuais da Holanda estão andando de mãos dadas em protesto a agressão contra casal gay
Foto: AP/Michael C CorderProtesto nas ruas de Amsterdã em solidariedade ao casal que foi vítima de homofobia .

Um movimento de solidariedade está ganhando força nos últimos dias na Holanda e em outras cidades do mundo. Políticos, embaixadores, policiais e cidadãos comuns, muitos deles heterossexuais, passaram a dar as mãos em protesto a uma agressão homofóbica contra um casal que foi espancado por pelo menos seis adolescentes na madrugada do último domingo apenas por andarem de mãos dadas na rua.

Heterossexuais da Holanda estão andando de mãos dadas em protesto a agressão contra casal gay
Foto: Reprodução/FacebookJasper e Ronnie foram agredidos por grupo enquanto andavam de mãos dadas.

As vítimas, Ronnie Sewratan-Vernes e Jasper Vernes-Sewratan, foram atacadas pelos jovens enquanto caminhavam na rua na cidade de Arnhem, interior da Holanda. Após serem xingados e espancados, Ronnie perdeu quatro dentes da frente e teve uma rachadura em outro e Jasper teve as costelas quebradas.

A agressão homofóbica foi relatada em post no Facebook. “Que isso ainda possa acontecer em 2017 é incompreensível e difícil de entender”, escreveu Ronnie no texto, que foi compartilhado mais de 37 mil vezes.

Segundo comunicado da polícia holandesa, o casal foi atacado com um alicate. Dois suspeitos foram presos e outros quatro tiveram ligação com o crime. As investigações ainda estão em curso.

“Todos os homens de mãos dadas”

A partir daí, internautas criaram a hashtag #allemannenhandinhand (“todos os homens de mãos dadas” em holandês) para demonstrar apoio a Ronnie e Jasper pelas redes sociais. O nome da hashtag é inspirado no tuíte da jornalista Barbara Barend, fundadora de uma revista holandesa, que escreveu no domingo, mesmo dia da agressão: “Podem nessa semana todos os homens (héteros e gays) andarem de mãos dadas?”.

Entre as personalidades que aderiram à causa, estão políticos, jogadores de futebol, atores, policiais e cidadãos comuns. O ministro de Emprego e Assuntos Sociais, Lodewijk Asscher, por exemplo, postou uma imagem de mãos dadas com o primeiro-ministro Mark Rutte.

Bijzonder dat sommigen reageren met "stelletje homo's". Klok, klepel. #allemannenhandinhand. pic.twitter.com/2kPR2TAfKH

— Lodewijk Asscher (@LodewijkA) 3 de abril de 2017

Embaixadores da Holanda em Londres, na Inglaterra, e em Camberra, na Austrália, também demonstraram solidariedade nas redes.

Male colleagues from the Dutch Embassy London holding hands in protest against violence towards the LGBTQIA community. #allemannenhandinhand pic.twitter.com/Bp6Mz6UiyY

— Dutch Embassy London (@NLinUK) 4 de abril de 2017

Male colleagues from the Dutch Embassy Canberra hold hands in protest against violence towards the #LGBTIQ community #allemannenhandinhand pic.twitter.com/VLViPMPkJA

— Dutch Embassy (@NLinAustralia) 5 de abril de 2017

Jogadores de futebol de um clube da cidade de Nijmegen, próxima a Arnhem, onde a agressão homofóbica ocorreu, também entraram na campanha.

N.E.C. keert geweld tegen homo's de rug toe. #allemannenhandinhand #handinhand #morethanfootball @npo3fm

Uma publicação compartilhada por N.E.C. Nijmegen (@necnijmegen) em

E inclusive integrantes da polícia decidiram participar.

#handinhand #moetkunnen #stopgeweldtegenhomos #allemannenhandinhand #loveisallweneed ❤??????? #instapolitie #politieijsselmonde #rotterdam #zuid

Uma publicação compartilhada por Wijkagent Beverwaard (@pol_saskia) em

Lembrando que a Holanda foi o primeiro país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em 2001 – apesar disso, ainda assim existem casos de LGBTfobia no país.

© Portal Gay1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo