Um casal venceu, na última quinta-feira, 31, uma ação judicial que movia contra uma pizzaria de Fortaleza. Os dois foram vítimas de homofobia por parte de uma funcionária em 2018.
O caso aconteceu no dia 22 de setembro de 2018, quando o casal foi até a pizzaria Casa da Itália, no bairro Messejana. Na época, Thiago Sena, um dos envolvidos, contou que uma funcionária se dirigiu até a mesa em que ele e seu namorado estavam e pediu para que eles se “comportassem”.
“Meu namorado e eu saímos muito abalados, a sensação de humilhação foi muito grande”, desabafa Thiago Sena, 31, coordenador de marketing. De acordo com o relato, ele e Belchior Araújo, 25, seu namorado, jantavam em uma das mesas do restaurante quando a funcionária, sem pedir permissão ou licença, sentou junto a eles. “Ela sentou na mesa e pediu que nos comportássemos melhor, pois ali era um ambiente de família com crianças”, explica Thiago.
De acordo com Thiago, no momento em que foram abordados pela funcionária da pizzaria, os dois estavam apenas conversando. Ele chegou questionar em que eles estariam incomodando, no entanto, a funcionária ignorou.
Na época, uma das responsáveis pelo estabelecimento, Tiane Alves, informou ao que alguns clientes teriam reclamado do casal no ambiente. Segundo ela, a funcionária disse que um dos rapazes teria se alterado, e que tudo não passava de um mal entendido.
Thiago explicou que essa vitória não pertence apenas ao casal, e que, de certa forma, contribui para todos os que já passaram por essa situação. “Nós não estávamos fazendo nada demais, inclusive, já tínhamos ido lá umas três vezes e nunca tínhamos passado por isso”, conta.
Em uma publicação nas redes sociais, Thiago desabafa: “A fome por justiça foi até então nossa força. E essa vitória nos fez ver e acreditar que nossos tempos estão realmente mudando e para melhor. E que a luta continua, todo santo dia, por todos nós, LGBTQI+! Sabemos que não é fácil, mas que conseguiremos”.
O Gay1 tentou entrar em contato com a pizzaria Casa da Itália, mas, até a publicação da matéria, não obteve respostas.