Deputada Erica Malunguinho vai abrir processo contra o deputado Douglas Garcia por transfobia
Durante sessão plenária, parlamentar afirmou que tira “a tapa” deputada trans se usar banheiro feminino.
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (3), Douglas afirmou que “se um homem que se acha mulher entrar no banheiro em que estiver minha mãe ou minha irmã, tiro o homem de lá a tapa e depois chamo a polícia”.
“O discurso que ele proferiu ao dizer que ‘expulsaria uma transexual do banheiro debaixo de tapa’ fomenta e legitima as violências e assassinatos praticados constantemente contra pessoas LGBTs”, diz Erica.
A frase transfóbica de Douglas foi dita depois de a deputada argumentar contra o Projeto de Lei 346/2019, de autoria do deputado Altair Moraes (PRB), que “estabelece o sexo biológico como o único critério para definição do gênero de competidores em partidas esportivas oficiais no estado de São Paulo”.
No Facebook, a deputada classificou o posicionamento “uma manifestação de caráter transfóbico e discriminatório, a ser enquadrado, de acordo com o regimento interno, como quebra de decoro parlamentar, que pode resultar em perda do mandato”. Ainda segundo o publicado, Erica “não aceitará quaisquer declarações que incitem crimes de ódio e entrará com as medidas cabíveis contra a postura do parlamentar”.
O PSOL afirma que vai mover uma representação contra o parlamentar no Conselho de Ética e pede e cassação do mandato dele por quebra de decoro parlamentar.