Taiwan registra primeiros casamentos entre pessoas do mesmo sexo da Ásia

País legalizou o casamento igualitário recentemente. Espera-se que ao menos 300 casais do mesmo sexo se apresentem a repartições públicas para se casarem.

Shane Lin, à esquerda, e Marc Yuan, se beijam do lado de fora do Escritório de Registro das Famílias no distrito de Shinyi, em Taipei. (Foto: AFP/Sam Yeh)
Shane Lin, à esquerda, e Marc Yuan, se beijam do lado de fora do Escritório de Registro das Famílias no distrito de Shinyi, em Taipei. (Foto: AFP/Sam Yeh)

As repartições públicas de Taiwan receberam nesta sexta-feira (24) os primeiros casais interessados em registrar sua união depois que o país passou a aceitar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, um fato sem precedentes na Ásia.

Shane Lin e Marc Yuan, dois jovens que se conheceram no colégio, foram os primeiros a chegar a uma repartição pública na capital, Taipé, onde se beijaram e posaram para fotos com familiares e amigos antes de firmar a certidão de casamento.

Logo em seguida, chegaram a autora teatral LiYing Chien e sua companheira, uma desenhista conhecida como Cynical Chick, que assinaram o certidão de casamento.

Fato inédito

O Parlamento de Taiwan legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, um fato sem precedentes na Ásia, dois anos depois de uma decisão histórica da mais alta corte da ilha.

Em maio de 2017, o Tribunal Constitucional da ilha julgou inconstitucional o fato de privar pessoas do mesmo sexo do direito de se casarem.

Shane Lin, um dos noivos no primeiro casamento do mesmo sexo em Taiwan, se emociona no local da cerimônia nesta sexta-feira, 24. (Foto: AFP/ Sam Yeh)

A corte deu ao governo até 24 de maio de 2019 para mudar a lei, advertindo que, se não fizesse nada, o casamento entre pessoas do mesmo sexo se tornaria legal.

A lei coloca Taiwan na vanguarda do crescente movimento pelos direitos LGBTQI+ na Ásia, e foi uma vitória importante para a comunidade em Taiwan, que luta há anos para obter direitos iguais aos dos casais heterossexuais.

Espera-se que ao menos 300 casais do mesmo sexo se apresentem a repartições públicas para registrar sua união, sendo 150 na cidade de Taipé.

Sair da versão mobile