Carnaval de Brasília terá 31 blocos LGBTQI+; confira programação

Grupos sairão nas ruas do DF com recursos de uma emenda parlamentar de autoria do deputado distrital Fábio Felix (PSol).

O Bloco Virgens da Asa Norte abre o “Carnaval de todas as cores” com programação em 1º de fevereiro. (Foto: Arquivo/Bruno Cavalcanti/@shakeitbsb)

O carnaval de Brasília, que vem crescendo nos últimos anos, terá na edição de 2020 31 blocos LGBTQIA+ nas ruas. Destes, 20 integram o Coletivo Fora do Armário, criado em 2018. Os demais serão apadrinhados por blocos do grupo.

“Iniciamos o coletivo porque já temíamos os retrocessos à comunidade LGBT. Esse projeto é um desdobramento das articulações do coletivo”, anunciou Dayse Hansa, uma das integrantes durante coletiva de imprensa realizada na noite de quinta-feira (16/1), no Teatro Mapati, na Asa Norte.

Intitulado de “Carnaval de todas as cores”, o projeto quer levar às ruas de todo o DF a diversidade da comunidade LGBTQIA+, com blocos no pré-carnaval, durante a folia e também na ressaca. A iniciativa é uma realização da Associação Artística Mapati com o apoio do IMAC, da Sala Produções e da campanha Folia Com Respeito.

O desfile dos blocos, que espera receber um público de 200 mil pessoas, contará com recursos de uma emenda parlamentar de autoria do deputado distrital Fábio Felix (PSol), no valor de R$ 435 mil. “Não sou eu que estou garantindo (o carnaval dos blocos). Vocês já fazem isso há muito tempo. A gente sabe que vive um tempo difícil. Esse será o primeiro grande momento de manifestação. A gente precisa dar um recado com um ato político. Mas não podemos parar depois do carnaval”, afirmou o deputado, também presente na coletiva.

A emenda parlamentar contou com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. Em outro compromisso, o secretário Bartolomeu Rodrigues enviou a subsecretária de Articulação de Política Cultural, Sol Montes, para representá-lo. Na oportunidade, ela valorizou a iniciativa: “Se não fizermos políticas culturais para todos, estamos fazendo de conta”.

Agenda dos blocos LGBTs que fazem parte da campanha “Carnaval de todas as cores”:

Pré-carnaval

Carnaval

Pós-carnaval

Sair da versão mobile