São Paulo

Mãe e filha trans de 9 anos comemoram novo RG com nome social

"Só respeita, respeita as crianças trans! Acolham, apoiem", comentou a mãe da garota nas redes sociais.

Travestis e transgêneros podem solicitar a inserção do nome social na nova Carteira de Identidade, conforme decreto federal. (Foto: Reprodução/Instagram)
Travestis e transgêneros podem solicitar a inserção do nome social na nova Carteira de Identidade, conforme decreto federal. (Foto: Reprodução/Instagram)

Uma mãe de Jundiaí (SP) celebrou a conquista da filha trans de 9 anos: a menina conseguiu o RG com o nome de nascimento e o nome social. A retirada do documento aconteceu no dia 15 de janeiro no Poupatempo, projeto que oferece serviços para a população do estado.

Desde agosto de 2019, o novo modelo de RG, com a inclusão de documentos e nome social, pode ser retirados nos postos do Poupatempo de São Paulo. Isso é essencial para que as pessoas travestis e transexuais peçam alteração no registro civil.

“A cara de felicidade de quem tem seu direito reconhecido. A menina com seu primeiro RG e com nome social. Esse sorriso. Só respeita, respeita as crianças trans! Acolham, apoiem. É tão simples!!! Facilitem sua infância e juventude!”, escreveu.

Travestis e transgêneros podem solicitar a inserção do nome social na nova Carteira de Identidade, conforme decreto federal. O nome social sai na frente e, no verso, o nome de registro. Ao solicitar a documentação, o cidadão tem de assinar uma declaração na hora de ser atendido. Menores de idade precisam estar na companhia dos responsáveis legais para a autorização.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo