Carnaval

Viradouro é campeã do carnaval 2020 com enredo feminista liderado por casal gay

Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon comemoraram primeiro título juntos no Grupo Especial. Eles são casados há quatro anos e já tinham conquistado títulos no Grupo de Acesso do carnaval carioca.

Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon beijam a taça de campeã do carnaval 2020. (Foto: Reprodução/Instagram)
Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon beijam a taça de campeã do carnaval 2020. (Foto: Reprodução/Instagram)

O segundo título da Viradouro no Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro foi o primeiro dos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon trabalhando juntos.

Eles são casados há quatro anos e assumiram a escola substituindo Paulo Barros, que levou o vice-campeonato para a escola em 2019.

Depois da vitória, eles exaltaram o empenho da comunidade para realizar o carnaval e disseram que ainda vivem um sonho. Os dois lembraram que é uma honra ganhar um campeonato para a escola depois da primeira conquista de Joãosinho Trinta em 1997.

“Me lembro de quando era criança e o primeiro desfile que me apaixonei foi o de 97, com a Explosão do Universo. Poder estar na Viradouro junto com o meu companheiro e trazer o título para Niterói é um sonho realizado. Eu ainda nem estou acreditando, mas estou muito feliz e de alma lavada como diz o enredo”, disse Tarcísio Zanon ao lado do marido Marcus.

O casal desenvolveu o enredo sobre as Ganhadeiras de Itapuã, na Bahia. O desfile mostrou as atividades que as ganhadeiras exerciam: lavar roupa, carregar e vender água, cozinhar e vender alimentos, costurar, vender bugigangas e etc.

Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon comemoraram primeiro título juntos no Grupo Especial. (Foto: Reprodução)
Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon comemoraram primeiro título juntos no Grupo Especial. (Foto: Reprodução)

Essas mulheres foram exaltadas no desfile como as “primeiras feministas do Brasil”, pela força que tiveram para ir atrás da liberdade e pela importância para a cultura da Bahia.

Concorrentes antes de trabalhar juntos

Eles eram concorrentes no Grupo de Acesso do carnaval carioca. Zanon foi campeão com a Estácio de Sá no ano passado e Marcus comandou o carnaval da Império da Tijuca. São cinco anos de carnaval e três títulos antes da conquista do Grupo Especial.

Marcus contou que eles lutaram muito para trabalhar juntos e revelou a força do enredo feminino que desenvolveram.

há 21 horas Agência Brasil - EBC Viradouro é a escola campeã do canaval no Rio de Janeiro. (Foto: Agência Brasil)
há 21 horas Agência Brasil – EBC Viradouro é a escola campeã do canaval no Rio de Janeiro. (Foto: Agência Brasil)

“Lutamos muito para estar aqui no Grupo Especial juntos. O carnaval precisa olhar para a sua história. A história das ganhadeiras mostra como as mulheres ergueram com bravura a sua história e a historia do país com o seu trabalho. A mulher pode, a Viradouro pode.”

Marcus contou ainda que fez uma homenagem para a mãe que morreu este ano durante a execução do enredo. Ele disse que ela apoiava o trabalho deles e costumava levar comida para eles quando estavam nos barracões do Grupo de Acesso.

A dupla também lembrou o que a Viradouro quebrou o tabu de que a escola que desfila no domingo nunca consegue o campeonato.

Zanon disse ainda que a prioridade deles é continuar na Viradouro e disseram que vão conversar com a direção da escola. Eles fizeram questão de dizer que a conquista do carnaval este ano não é só deles, mas de toda a comunidade. Ele também disse que as ganhadeiras devem estar muito felizes com o resultado e felizes por voltar a desfilar no sábado.

A dupla também lembrou o que a Viradouro quebrou o tabu de que a escola que desfila no domingo nunca leva o campeonato. A escola conquistou o título após 23 anos de jejum. União da Ilha e Estácio de Sá foram rebaixadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo