Saúde

Anvisa revoga restrição à doação de sangue por gays, homens bis e mulheres trans

Após decisão do STF que considerava inconstitucional as restrições, Agência Nacional de Vigilância Sanitária alterou a regra nesta quarta-feira (8).

Em maio, Supremo julgou inconstitucional regra que impedia que gays, homens bissexuais, mulheres travestis e transexuais doassem sangue antes de completar 12 meses da ultima relação sexual. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Em maio, Supremo julgou inconstitucional regra que impedia que gays, homens bissexuais, mulheres travestis e transexuais doassem sangue antes de completar 12 meses da ultima relação sexual. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou trecho de resolução que impedia que gays, homens bissexuais, mulheres travestis e transexuais pudessem doar sangue dentro do prazo de 12 meses antes da última relação sexual.

A mudança na norma foi publicada nesta quarta-feira (8) no “Diário Oficial da União” e tem validade imediata.

A Diretoria Colegiada da Anvisa alterou a regra após o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar inconstitucional as restrições impostas a gays, homens bissexuais, mulheres travestis e transexuais para doação de sangue. O julgamento no Supremo ocorreu em maio.

A resolução publicada nesta quarta também informa que será elaborada por gerência da Anvisa “orientação técnica a respeito do gerenciamento dos riscos sanitários e das responsabilidades pertinentes aos serviços de hemoterapia públicos e privados em todo o país”.

Entidades questionaram cumprimento de decisão

Após a decisão de maio do STF, entidades LGBTQIA+ haviam protocolado reclamações no Supremo alegando que a Anvisa, mesmo após a decisão do tribunal, expediu ofício orientando hemocentros de todo o Brasil a não aceitar esse tipo de doação.

No entanto, em manifestação feita em junho à Corte, a Anvisa afirmou que tem adotado providências para promover, “de forma inequívoca e responsável, o cumprimento da decisão”. Na época, a Anvisa tinha explicado que, enquanto a Advocacia Geral da União (AGU) não a comunicasse oficialmente da decisão do STF, estariam mantidas as regras vigentes para doação de sangue.

Disputa jurídica

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) ingressou em 2016 com a ação que questionava a constitucionalidade na restrição imposta pelo Ministério da Saúde que, na prática, inviabilizava a doação de sangue por gays, homens bissexuais, mulheres travestis e transexuais. A ação recebeu o apoio da Procuradoria-Geral da República (PGR), da Ordem dos Advogados do Brasil e de várias ONGs.

As autoridades da saúde defendiam que a medida tinha o objetivo de reduzir o risco de contaminação por HIV em transfusões, no entanto, heterossexuais não enfrentavam a mesma restrição.

Por exemplo, um homem heterossexual que tenha feito sexo sem camisinha pode doar sangue, enquanto um homossexual que tenha um parceiro fixo e use preservativo ficava vetado pelos 12 meses seguintes à última relação sexual.

O caso começou a ser julgado em plenário em 2017, mas o julgamento foi concluído em maio de 2020. Os ministros Edson Fachin, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes se posicionaram favoravelmente à doação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo