Esportes

“Chegou a hora de dizer que sou gay”, afirma árbitro norueguês

Após episódio de homofobia, Tom Harald Hagen tornou pública sua orientação sexual em entrevista ao jornal "Glamdalen".

Tom Harald Hagen. (Foto: Getty Images)
Tom Harald Hagen. (Foto: Getty Images)

Em tempos de intolerância, onde o futebol reforça a formação de esteorótipos, se faz necessário noticiar quando uma personalidade do esporte torna pública sua orientação sexual. Em entrevista ao jornal Glamdalen, o árbitro norueguês Tom Harald Hagen decidiu divulgar publicamente que é gay.

“Chegou a hora de dizer que sou gay. Só coisas positivas virão disso. Para mim, sempre foi uma parte completamente natural da vida”

No último final de semana, o árbitro atuou na partida entre Valerenga e Kristiansund, pela 22ª rodada no Campeonato Norueguês. Na ocasião, o atacante Flamur Kastrati teria direcionado um insulto homofóbico ao técnico Dag-Eilev Fagermo. O Kristiansund avisou que vai punir o atleta, que já pediu desculpas ao técnico adversário.

“É o cúmulo da ironia eu ter apitado aquela partida. Talvez o jogador tenha dito isso por capricho, isso pode acontecer no futebol. Mas realmente temos que nos livrar dessas coisas”

Após a entrevista, Tom se mostrou surpreso com a quantidade de mensagens de apoio que recebeu. Entre elas, estava a do treinador insultado no jogo.

“Nem sempre gostei tanto dele como árbitro. Mas isto é impressionante e foi muito bem feito. Tenho muito respeito por ele”, disse Fagermo.

Tom Harald Hagen está entre os três melhores árbitros noruegueses e já atuou em competições como a Liga dos Campeões, Liga Europa e Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo