Esportes

Vasco cria manual de conduta contra homofobia e transfobia por parte de torcedores 

Jogo contra o Operário será marcado por ações referentes ao mês do orgulho LGBTQIA+.

Esportes-Futebol-Vasco-Ação LGBTQIA+. (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)
Esportes-Futebol-Vasco-Ação LGBTQIA+. (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

O Vasco aproveita o mês do orgulho LGBTQIA+ para apresentar o novo Manual de Conduta Ética aos seus torcedores. Nele, pede o fim de qualquer postura discriminatória dentro dos estádios, incluindo os velhos cantos homofóbicos que por décadas frequentaram as arquibancadas.

Esta noite, às 19h, contra o Operário, em São Januário, realizará nova ação em defesa da diversidade. Ano passado, no mesmo mês de junho, atuou com uniforme com a faixa diagonal com as cores do arco-íris. Agora, vai colorir sua bandeira e espalhá-la no estádio.

“O Vasco sempre foi pioneiro na luta contra a desigualdade e o preconceito. Abrimos o futebol para pretos, pobres e operários no início do século passado e hoje nos engajamos nas causas do século XXI, como o combate à homofobia e transfobia”, afirmou o presidente Jorge Salgado.

Em 2021, a ação mexeu diretamente com os jogadores do elenco — Leandro Castan soltou indireta nas redes sociais e Germán Cano levantou a bandeira do arco-íris na comemoração de um gol. Agora, ela mira principalmente sua torcida.

Os departamentos jurídico e de integridade do clube prepararam uma série de regras as quais as torcidas organizadas que mantêm relação institucional com o Vasco tiveram de se submeter.

No manual, fica estabelecido quais comportamentos não serão tolerados pelo clube por parte de seus torcedores — além do veto a atitudes discriminatórias de toda espécie, a cobrança pelo fim de episódios de violência e a proibição da venda de ingressos e outros itens que por ventura recebam do clube em forma de cortesia. As punições para quem descumprir algum dos termos vão de advertência, passando pela suspensão da torcida por até dois jogos, chegando até a comunicação do delito às autoridades competentes.

Bandeiras e faixa

As torcidas organizadas do Vasco prepararam um manifesto, com o comprometimento de adotarem novas práticas nos estádios.

“Compreendemos o papel de liderança do Vasco no curso da história do Brasil e do futebol mundial e abraçamos a causa. Uma instituição não se faz apenas de paredes e documentos. Ela se constrói com pessoas dispostas a repensarem suas posições e, assim, contribuírem para nosso crescimento como sociedade”, afirma um trecho do documento.

Esportes-Futebol-Vasco-Ação LGBTQIA+. (Foto: Reprodução)
Esportes-Futebol-Vasco-Ação LGBTQIA+. (Foto: Reprodução)

O Vasco vai espalhar seis bandeiras do clube com a tradicional faixa branca pintada com as cores do arco-íris por São Januário, que terá casa cheia e torcida única — o Operário se acertou com a diretoria cruz-maltina e abriu mão de sua carga de ingressos como visitante e com isso toda a arquibancada de São Januário estará ocupada por vascaínos. Além disso, terá uma faixa com os dizeres “Respeito, Igualdade e Diversidade” em cima da marquise.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo