Mundo

Massachusetts elege primeira governadora abertamente lésbica dos EUA

A depender dos resultados no estado do Oregon, onde Tina Kotek está concorrendo, Healey pode não ser a única lésbica a obter tal feito.

Maura Healey, abertamente lésbica, é eleita governadora de Massachusetts, nos EUA. (Foto: Robin Lubbock/WBUR)
Maura Healey, abertamente lésbica, é eleita governadora de Massachusetts, nos EUA. (Foto: Robin Lubbock/WBUR)

A democrata Maura Healey foi eleita governadora do estado de Massachusetts nesta terça-feira, tornando-se a primeira mulher abertamente lésbica a ocupar o cargo nos Estados Unidos, depois de derrotar o republicano Geoff Diehl, apoiado pelo ex-presidente Donald Trump. A depender dos resultados no estado do Oregon, onde Tina Kotek está concorrendo, Healey pode não ser a única a obter tal feito.

A eleição da democrata e a de sua vice-governadora, Kim Driscoll, também marca a primeira vez que qualquer estado elege mulheres para ambos os cargos ao mesmo tempo. Healey, de 51 anos e atual procuradora-geral do estado, venceu confortavelmente seu adversário e garantiu para os democratas esse importante estado da Costa Leste, que estava nas mãos dos republicanos havia oito anos.

A democrata prometeu se tornar a governadora mais “agressiva” do país em relação às mudanças climáticas e ajudar o estado a desenvolver um “corredor climático” para tecnologia verde. Durante a campanha, ela também se comprometeu a melhorar o acesso às creches e a modernizar as escolas. Quanto à questão do aborto, Healey afirmou que protegeria “o acesso ao aborto seguro e legal em Massachusetts”.

O aborto é um tema importante nas eleições deste ano, após a decisão da Suprema Corte, em junho, de revogar o direito federal ao procedimento, deixando cada estado livre para estabelecer sua própria legislação.

Os americanos foram às urnas nesta terça para eleger os 435 deputados federais, 35 dos 100 senadores e 36 dos 50 governadores, além dos ocupantes de vários cargos estaduais de primeiro escalão. Os resultados completos podem demorar dias ou até semanas para serem conhecidos, mas algumas disputas já estão definidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo